Q

Previsão do tempo

24° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
25° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 24° C
27° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 24° C

PSD apresenta lista com independentes às eleições autárquicas

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O PSD da Nazaré apresentou, no passado dia 25, o Compromisso para as Autárquicas 2017, que o alia ao grupo de cidadãos “Nazaré Viva” e ao Grupo de Cidadãos Independentes do Concelho da Nazaré (GCICN), num projeto de abertura à sociedade civil.

“É nossa convicção que a Política é um processo transformador de pessoas, comunidades, territórios e valores de cidadania. Para cumprir este desígnio é necessária coragem. É com essa coragem que assumimos que o atual PSD da Nazaré conta com as pessoas que querem construir um projeto coletivo de todos, para todos, razão pela qual o partido sai da sua esfera e olha para a comunidade. Entendemos que os cargos políticos são de missão, e não para arranjar trabalho ou compensar quem nos apoia”, declarou Joaquim Pequicho, Presidente da concelhia.

“Esta candidatura não é de interesses pessoais. Pretende fazer diferente, do que tem sido feito. Todos contam. E para servir o concelho e as pessoas”.

Na Declaração de Compromisso assinada pelos três líderes, a concelhia explica que se trata de um novo paradigma da política de proximidade às comunidades.

Mais de uma centena de pessoas assistiram à sessão, que contou com a presença do cabeça de lista da candidatura conjunta, Alberto Madail (“Nazaré Viva”), do presidente da concelhia do PSD Nazaré, Joaquim Pequicho, e do líder do GCICN, António Trindade.

“Este entendimento tem como ponto central uma visão de abertura à sociedade civil por parte das estruturas políticas e uma valorização do envolvimento dos cidadãos com espírito de missão e totalmente comprometidos com o Concelho da Nazaré”, defende o documento. Princípios que levaram à aproximação do PSD Nazaré e destes dois movimentos de cidadãos no sentido de «refletir e propor uma estratégia de desenvolvimento socioeconómico sustentável que reflita a ambição de todo o Concelho, numa perspetiva de um ideal de afirmação do território, deixando à margem discussões de cariz ideológico, que no nosso entender, são redutoras da ação dos cidadãos e dos partidos políticos, particularmente à escala local».

Nos termos do documento, as partes subscrevem o objetivo de implementar políticas e ações em áreas como o aumento da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços municipais; implementação de uma política de gestão orçamental rigorosa e transparente; criação de mecanismos de participação dos cidadãos nas opções estratégicas do município; cumprimento escrupuloso da Lei e das ordens judiciais; e criação de mecanismos que garantam a equidade de tratamento entre os munícipes. Do Compromisso para as Autárquicas 2017 resulta ainda a criação de um Conselho Estratégico, envolvendo várias personalidades de reconhecido mérito.

Para Joaquim Pequicho, presidente da concelhia do PSD, a aliança com os movimentos “Nazaré Viva” e GCICN surge como uma “forma distinta de estar na política, desprendida de interesses pessoais ou de grupos de influências.

António Trindade salientou, por sua vez, a necessidade de “inverter certos comportamentos e respeitar princípios e valores constitucionais”. O Compromisso para as Autárquicas sob a chancela do PSD irá contribuir “para dotar o concelho de um Executivo que assegure competência, coerência e estabilidade à governação do município, de forma a respeitar as instituições e os cidadãos”.

“Depois de algumas reuniões chegamos a um principio de entendimento que resultou neste propósito de concorremos juntos. As ilações que retiramos desse entendimento demostram a necessidade de contribuirmos para dotar o concelho de um executivo que assegure com competência e estabilidade a governação do município, de forma a respeitar as instituições os cidadãos”, disse António Trindade.

O atual vereador na Câmara pelo GCICN disse, ainda, que “vivemos momentos de grande instabilidade politica, que demonstra a necessidade de inverter comportamentos, respeitar princípios e valores constitucionais, o que não está a acontecer presentemente”.

Para Alberto Madaíl, o compromisso das três forças, sob a abertura do PSD à chamada sociedade civil plasmada nas forças independentes, reflete uma “candidatura de espírito solidário que coloca o interesse coletivo acima do individual, sustentada numa equipa com valências diversificadas”.

O cabeça de lista às eleições autárquicas criticou a atual gestão autárquica, que “tudo quer controlar e manipular” e defendeu a “urgente e necessária alteração do atual modelo, para uma gestão direcionada para o serviço público com a participação e contributo das populações do nosso concelho”.

Alberto Madaíl, de 62 anos, é licenciado em Gestão e Tecnologias Marítimas pela Escola Superior Náutica Infante D. Henrique.

“Estamos certos que seremos o garante de uma gestão autárquica democrática bem preparada, para servir, como é nosso objetivo”.

Com uma pós-graduação em Gestão Portuária, Transportes Marítimos e Intermodalismo pelo Instituto Superior de Transportes, tem experiência profissional como gestor público na administração e gestão portuária, nomeadamente com responsabilidade direta na administração dos portos da Nazaré e S. Martinho do Porto.

Foi vereador do PS na Câmara Municipal de Nazaré em regime de substituição (1996/1999) e, mais recentemente, candidato independente pelo Movimento Nazaré Viva nas últimas eleições autárquicas, após renunciar à militância partidária.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL),...

ondajpg

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol