Q

Previsão do tempo

8° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Confraria prepara investimento de 900 mil euros em residências assistidas e remodelações

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Confraria Nossa Senhora da Nazaré inaugurou as obras de melhoramento do lar de idosos e apresentou um projeto de requalificação de 8 quartos e construção de residências assistidas.

Tratou-se, para já, de uma ampliação com o acréscimo de 14 camas no lar, que resultarão em mais 3 vagas na Instituição, enquanto as restantes servirão para uma restruturação de toda a valência do lar. “Esta primeira fase aponta para a reorganização e modernização do espaço”, explicou Nuno Batalha.

As atuais instalações têm vários anos e os quartos não cumprem os requisitos básicos atuais “optamos, em conjunto com a Segurança Social, na redistribuição de acordo com os novos padrões”.

O investimento de 200 mil euros, com a comparticipação de mais de 55% do valor investido através do anterior quadro comunitário, permitiu uma adaptação dos quartos, com um acréscimo de 14 quartos.

“A segunda fase desta intervenção, com um investimento estimado em 900 mil euros, prevê a criação de um novo refeitório e de uma sala de estar, localizados num andar com vista privilegiada sobre a Praia do Norte, já que os atuais serão extintos para dar lugar a 7 residências autónomas, com a tipologia T0, e que aumentará em 14 camas (que se juntam às atuais 63) a resposta do Lar, através de um conceito diferente, o da autonomia, em que as pessoas ali instaladas podem ter todas as respostas que o lar já oferece (lavandaria, higiene, habitação, etc.), vivendo dentro das instalações ou fazendo a sua vida fora do lar, com o serviços do lar”.

“A oferta será alargada. Os preços serão por cama ou por casal. Dependerá muito da procura. Aqui não há acordo com a segurança social. Será aplicada sempre numa lógica do privado, mas estamos a falar, ainda assim, sempre de preços abaixo dos praticados no mercado. Temos um conjunto de sinergias no hospital, como a fisioterapia, que os nossos utentes podem usar. Estas 3 camas, mesmo seguindo uma lógica do privado e com a possibilidade de serviços que poderemos oferecer, estamos a falar de preços a partir dos 750 euros, quando nos lares privados, este tipo de oferta, ascende aos 1200 para cima”

Para esta segunda fase do projeto, a Confraria irá candidatar-se ao apoio dos fundos comunitários, através do Portugal 2020.

“Não iremos fazer depender a dignidade e conforto das pessoas que lá estão das ajudas externas. Há boas perspetivas de podermos vir a concorrer a fundos comunitários e a obter as ajudas, uma vez que está prevista verba no quadro Portugal 2020 para lares, mas estamos decididos a avançar e não adiar mais estes planos”.

A remodelação de todo o edifico é também um o objetivo. “Esta segunda fase irá concorrer com a remodelação de toda a estrutura mais antiga, como a remodelação de 28 quartos”, explicou Nuno Batalha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn