Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 30° C
19° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 28° C
  • Monday 36° C
18° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 30° C
  • Monday 34° C

Câmara adquire terreno para lar em Famalicão da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A aquisição do terreno contíguo às atuais instalações do Centro Social da Freguesia de Famalicão (CSFF) foi “aprovada por unanimidade”, divulgou a autarquia que aprovou igualmente a cedência do terreno à instituição.

Orçado em 36.500 euros, o terreno, com 2.200 metros quadrados, vai permitir alargar as instalações, que ocupam uma área de cinco mil metros quadrados, e construir uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) “com capacidade para 52 utentes”, disse à agência Lusa o presidente da direção, Rui Oliveira.

O novo equipamento juntar-se-á às valências de creche (com capacidade para 60 crianças e frequentada atualmente por 42), Centro de Dia (frequentado por 23 idosos), apoio domiciliário a 36 pessoas e apoio à família, incluindo o fornecimento de alimentação às escolas, prolongamento de horários e ocupação de tempos livres nos períodos de férias.

A instituição, a única IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) da freguesia é ainda responsável pela cantina social, que fornece diariamente refeições a 80 pessoas de todo o concelho da Nazaré.

Daí a colaboração da autarquia no projeto, para o qual já havia cedido o terreno onde foram construídas as instalações e que agora deliberou a cedência do terreno para a ampliação visando contribuir para melhoria de vida da população idosa do concelho”, possibilitando o surgimento de serviços “permanentes e adequados à problemática biopsicossocial das pessoas idosas”, explicou a autarquia numa nota de imprensa.

O novo lar que, segundo Rui Oliveira, “já tem projeto aprovado”, implicará um investimento de 1,6 milhões de euros, para o qual o CSFF pretende “avançar com uma candidatura ao programa comunitário Portugal 2020”.

A ser aprovada a candidatura, a instituição prevê “cobrir com verbas próprias” o montante não comparticipado, estando há cerca de ano e meio a desenvolver iniciativas de angariação de fundos.

A previsão da direção é de que a obra possa ser iniciada no final do primeiro semestre deste ano e que fique concluída cerca de ano e meio depois, o que permitirá aumentar o número de trabalhadores dos atuais 30 para 55 pessoas ao serviço da instituição.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Sporting vence a Liga Portugal Legends 2024

O Sporting venceu o SC Braga no desempate por penáltis e conquistou a Taçada Liga Portugal Legends 2024. A competição decorreu este fim-de-semana noEstádio do Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré. O jogo da final, que terminou empatado a 2-2, ficou marcado pela...

452324215 1034427828049236 889278635207310373 n 1

Nazaré é uma praia certificada pela ISO 13009:2015

A praia hasteou as bandeiras e certificação de qualidade numa sessão pública Está implementada a Norma ISO 13009:2015 (Serviços de turismo e afins – Requisitos e recomendações para operar numa praia), um instrumento de monitorização e melhoria contínua, de...

bandeiras

Colónias de Gatos aumentam para desespero de moradores da vila

As colónias de gatos parecem descontroladas e começam a ser alvo de queixas por parte dos moradores de algumas ruas da vila da Nazaré. Quem mora na rua de acesso à circular norte, e nas imediações da antiga colónia balnear, fala em mau cheiro, falta de higiene dos...

gatil22222