Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

Câmara adquire terreno para lar em Famalicão da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A aquisição do terreno contíguo às atuais instalações do Centro Social da Freguesia de Famalicão (CSFF) foi “aprovada por unanimidade”, divulgou a autarquia que aprovou igualmente a cedência do terreno à instituição.

Orçado em 36.500 euros, o terreno, com 2.200 metros quadrados, vai permitir alargar as instalações, que ocupam uma área de cinco mil metros quadrados, e construir uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) “com capacidade para 52 utentes”, disse à agência Lusa o presidente da direção, Rui Oliveira.

O novo equipamento juntar-se-á às valências de creche (com capacidade para 60 crianças e frequentada atualmente por 42), Centro de Dia (frequentado por 23 idosos), apoio domiciliário a 36 pessoas e apoio à família, incluindo o fornecimento de alimentação às escolas, prolongamento de horários e ocupação de tempos livres nos períodos de férias.

A instituição, a única IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) da freguesia é ainda responsável pela cantina social, que fornece diariamente refeições a 80 pessoas de todo o concelho da Nazaré.

Daí a colaboração da autarquia no projeto, para o qual já havia cedido o terreno onde foram construídas as instalações e que agora deliberou a cedência do terreno para a ampliação visando contribuir para melhoria de vida da população idosa do concelho”, possibilitando o surgimento de serviços “permanentes e adequados à problemática biopsicossocial das pessoas idosas”, explicou a autarquia numa nota de imprensa.

O novo lar que, segundo Rui Oliveira, “já tem projeto aprovado”, implicará um investimento de 1,6 milhões de euros, para o qual o CSFF pretende “avançar com uma candidatura ao programa comunitário Portugal 2020”.

A ser aprovada a candidatura, a instituição prevê “cobrir com verbas próprias” o montante não comparticipado, estando há cerca de ano e meio a desenvolver iniciativas de angariação de fundos.

A previsão da direção é de que a obra possa ser iniciada no final do primeiro semestre deste ano e que fique concluída cerca de ano e meio depois, o que permitirá aumentar o número de trabalhadores dos atuais 30 para 55 pessoas ao serviço da instituição.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Níveis de poluição em alta na Nazaré

A Nazaré registou os níveis de poluição mais altos no ano passado, segundo um relatório da IQAir, que acompanha a qualidade do ar a nível mundial. Portugal está entre os 30 países com níveis de poluição mais baixos do mundo. Em contrapartida, a Índia concentra 83...

nazare marginal