Q

Previsão do tempo

8° C
  • Friday 10° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
9° C
  • Friday 10° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 11° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Plantada a primeira árvore do Parque Verde de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O dia 21 de fevereiro foi escolhido para a plantação da primeira árvore do futuro Parque Verde da cidade.

“Estamos a viver um sonho que agora é muito mais do que isso. É uma realidade que está a ser construída. Os monges da Ordem de Cister deixaram-nos um importante legado que este Parque Verde irá valorizar. Será, por isso mesmo, o nosso legado para os nossos filhos, os nossos netos e as subsequentes gerações de alcobacenses”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça durante a cerimónia.

A primeira árvore do Parque Verde simboliza o arranque de uma obra que se anuncia com diversas potencialidades.

Para o autarca “é um investimento geracional que faz o casamento urbano entre a zona histórica da cidade e a futura Nova Alcobaça, cujos trabalhos foram recentemente reatados. É uma infraestrutura turística, mas é sobretudo uma obra para os munícipes. Só poderemos receber bem nossa casa se nela vivermos bem.”

Paulo Inácio destacou ainda o turismo escolar como uma valência importante deste novo espaço que “irá incluir duas estufas com atividades de botânica e de ciência viva destinadas às escolas locais e estudantes de outras regiões do país.”

O Parque Verde de Alcobaça representa um investimento total de 2,240.000 euros, com comparticipação comunitária de 85% , sendo o restante suportado pelo Município: 336.000 euros. Possui cerca de 60 mil m2, e será constituído por três eixos de fruição: Percurso Central: entre o rio Alcoa e o muro da Levada. Circulação automóvel apenas prevista para manutenção e situações de emergência; Caminhos do Alcoa: pelas margens do rio, com aproximação à água e contacto com a galeria ripícola. Pedonal e ciclovia; e Caminhos da Levada: Entre a Levada e a VCI. Permite uma visão mais abrangente do Sistema Hidráulico Cisterciense.

Ao longo do Parque Verde, existirão zonas arborizadas e duas clareiras principais, que poderão ser utilizadas livremente para atividades de desporto espontâneo e de lazer.

A zona de restauração, que faz parte do projeto, surgirá em torno do edifício que alberga a cafetaria que terá uma capacidade máxima de 50 pessoas. O edifício localizar-se-á num espaço sobreelevado que permitirá uma vista panorâmica sobre o rio, a clareira e a zona arborizada adjacente.

Para dar resposta à população infanto-juvenil, criou-se junto à zona de restauração e lazer um parque infantil e um sistema integrado de jogos de água, que estabelece a ligação deste espaço com o sistema hidráulico.

Ainda que o espaço relvado existente na generalidade do parque permita a atividade desportiva informal, serão criados três espaços definidos para a prática desportiva: dois campos de jogos polivalentes e um skatepark.

Será ainda criado nas imediações um parque de estacionamento, com capacidade para 58 lugares.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados