Q

Previsão do tempo

20° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 19° C
20° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 21° C
19° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 20° C

Bomba recolhida na Nazaré foi detonada na foz do Alcoa

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um dispositivo antigo, tudo indica que da II Guerra Mundial, foi detonado por mergulhadores da Marinha a mais de um quilómetro da costa, no passado dia 27 de fevereiro.

A bomba, em elevado estado de corrosão, foi pescada por uma embarcação de pesca ao largo da Nazaré.

O arrastão Mar Salgado acabou por transportar o engenho para o porto, onde esteve isolada durante a tarde.

A detonação ocorreu ao largo da foz do rio Alcoa. “Foi uma explosão controlada, com cargas detonantes, a 25 metros de profundidade, afastada da costa mais de mil metros”, informou o porta-voz da Marinha Portuguesa, Pedro Coelho Dias.

O engenho, com cerca de 1,5 metros de comprimento, apresentava as características de uma bomba de aeronave do tipo MK82, do tempo da II Guerra Mundial, embora não possuísse já quaisquer inscrições, devido ao elevado estado de corrosão dos materiais.

O capitão do Porto da Nazaré, Paulo Agostinho, explicou à agência Lusa que a bomba teria cerca de “202 quilos de H6, um explosivo equivalente a 600 quilos de TNT” (trinitrotolueno).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

Fábio Porchat vai atuar no CCC

O comediante brasileiro Fábio Porchat vai atuar, a 6 de outubro, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no âmbito da sua digressão por Portugal.

pochat

Primeiras colheitas de Maçã de Alcobaça indicam quebra de 30%

As primeiras colheitas de Maçã de Alcobaça indicam menos 30% de produção do que num ano normal – algo que o presidente da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, associa às alterações climáticas. Goradas as expectativas de recuperação das quantidades perdidas...

macas