De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao período entre 2013 e 2015, houve 185 concelhos que melhoraram a sua performance na venda de bens ao exterior.
Em 2015 a Nazaré exportou 13.013,464 euros, um valor superior ao registado em 2013 (6.646,885 euros), o que dá uma variação de 95,8% , entre estes três anos, o período em análise pelo INE.
Numa reação publicada na sua página de facebook, Walter Chicarro, Presidente da Câmara Municipal, atribui estes resultados ao facto da Nazaré estar moda.
“A prova de que resulta a promoção nacional e internacional, que tanto temos realizado desde que estamos na Presidência do Município da Nazaré. A razão pela qual continuaremos a investir nessa promoção nacional e internacional, como forma de dinamizarmos a economia de todo o concelho”.
Para o autarca, a contribuir para estes resultados do crescimento das exportações também têm estado os grandes eventos internacionais: Nazaré Challenge 2016, Campeonato Europeu 2016 de Andebol de Praia Sub 16, Capítulo Perfeito 2016, Mundial Bodyboard 2015 e 2016).
“Tudo isso tem servido para sermos hoje um município que duplicou de 2013 a 2015 a sua capacidade exportadora, seguramente com a principal fatia a vir do turismo (alojamento e refeições vendidas a estrangeiros)”.
O autarca acrescenta que os últimos anos têm sido de forte crescimento da procura de vários serviços, o que significa um crescimento da procura do turismo.
“Se referir o nº de passageiros do Ascensor (de 600 mil em 2013 para perto dos 900 mil passageiros em 2016) e o nº de entradas no Farol da Nazaré (250 mil em 24 meses ), concluímos isso mesmo, estamos com um reconhecimento nacional e internacional de que não há memória, numa terra que sempre foi uma referência turística nacional e internacional. Por isso, grande satisfação”.
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