Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C

Marionetas de Alcobaça batem recorde com 110 espetáculos em seis países

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Dois prémios internacionais e o recorde de 110 apresentações marcaram o ano da S.A. Marionetas, companhia que, em 2016, levou os bonecos de Alcobaça a palcos de seis países.

O ano de 2016 foi, felizmente, trabalhoso e, mais uma vez, bastante viajado”, divulgou a companhia que, este ano, bateu o recorde de espetáculos com “110 apresentações de 11 produções originais”.

Os 11 espetáculos em itinerância percorreram Portugal de norte a sul, passando pelos Açores, e representaram as marionetas “em vários eventos um pouco por todo o mundo”, sublinham os responsáveis pela S.A. Marionetas, num balanço enviado às redações.

Em Espanha, Tolosa, San Sebastian, a companhia participou no UNIMA World Congress 2016 and World Puppet Festival; em França, Côtes d’Armor/Binic, no Marionnet’IC 2016; em Inglaterra, no Lincoln Punch & Judy Festival; na Polónia, na cidade de Lodz, no Animart World Puppet Carnival 2016; e, na China, no 5th Shanghai International Puppet Festival & Competition.

Depois de, em 2015, ter vivido o seu ano mais internacional de sempre, com representações em dez países, a companhia viajou este ano para apenas seis países, mas, em contrapartida, as subidas ao placo aumentaram de 108, em 2015, para 110, este ano.

Os marionetistas trouxeram o prémio “Melhor Manipulação” com os espetáculos “Dom Roberto” e “etc…” realizados na Polónia; e da China trouxeram o prémio “Inovação Artística”, com “etc…”, um espetáculo sem palavras.

“Foi um ano de muita aposta na itinerância em Portugal e em projetos de grande escala”, refere a companhia que, no próximo ano, completa 20 anos como estrutura profissional e de realização do festival Marionetas na Cidade, que todos os anos leva diversas companhias a Alcobaça.

Para a comemoração das duas décadas de existência a companhia reserva “algumas surpresas”, entre as quais a participação na versão portuguesa do musical da Broadway “Avenue Q”, com encenação de Rui Melo, e estreia marcada para fevereiro de 2017.

“Fizemos as marionetas e ensinámos os atores/cantores a serem marionetistas”, revelaram os responsáveis pela companhia, convictos de que o trabalho desenvolvido “vai valer o esforço”.

A extensão produção da S.A. Marionetas teve o apoio do município de Alcobaça e Juntas de Freguesia do concelho, bem como do comércio e indústria locais.

Para a internacionalização, ajudou o apoio veio da Direção-Geral das Artes (Ministério da Cultura), Fundação Oriente e Fundação GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas.

A companhia, que foi fundada em 1997, conta no palmarés com prémios como “ Melhor produção nacional de videoclips” (2001), Troféu Afonso Lopes Vieira – (2006), Louvor da câmara de Alcobaça pela exposição 12 anos a trabalhar para o boneco (2009), “Preservação e continuidade do teatro de marionetas europeu” (Praga, 2010), “Award of puppetry festival participation” 21º UNIMA congress & world puppet festival (China, 2012), “Alcoa d´Ouro” (2013), “Melhor espetáculo tradicional de marionetas de rua” no Wayang World Puppet Carnival (Indonésia, 2013) e “Best Traditional Show” na Harmony World Puppet Carnival (Tailândia, 2014).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...