Q

Previsão do tempo

20° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 19° C
20° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 21° C
19° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 20° C

Rede de Museus do Vinho vai criar observatório’ online’ em 2017

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Rede de Museus Portugueses do Vinho vai criar um observatório ‘online’ em 2017, com o objetivo de conhecer melhor as entidades que a constituem, saber que histórias contam, que coleções possuem, que públicos atraem e divulgar o trabalho desenvolvido.

Criada no seio da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), reúne, ainda, os museus de Alcobaça, do Douro, do Vinho da Bairrada, do Vinho de Bucelas, Vinho Verde Alvarinho de Monção, Vinho de Alenquer, Quinta/Museu do Sanguinhal e o Centro Interpretativo do Vinho Verde de Ponte Lima.

Alberto Guerreiro, coordenador da rede e diretor do Museu do Vinho de Alcobaça, considera que 2017 será “um ano importante” para a “consolidação” e para dar a conhecer os objetivos desta estrutura.

O responsável, que falava à margem do II Encontro Nacional de Museus do Vinho, que decorreu no Museu do Douro, Peso da Régua, nos dias 10 e 11 de novembro, referiu que vai ser criado um observatório ‘online’, que desenvolverá um inquérito pelas estruturas que tenham património museológico ligado ao vinho.

“Este observatório vai ter um papel fundamental na compreensão dos museus do Vinho, uma realidade que é ainda um pouco desconhecida”.

“Será um instrumento fundamental para se ter uma ideia do que existe, que coleções é que possuem, que histórias contam, que parcerias desenvolvem e que públicos têm”.

A rede terá também, em meados de janeiro, uma página na Internet.

A estrutura anunciou que irá realizar a terceira edição do Encontro Nacional de Museus do Vinho e organizar um congresso europeu, uma iniciativa que contará com o apoio da Rede Europeia de Cidades do Vinho.

Uma missão técnica, ou seja, uma visita aos museus de Espanha e de França com o objetivo de criar parcerias para o congresso europeu, será outra das atividades.

Alberto Guerreiro adiantou que se pretende reeditar “um roteiro atualizado do vinho”, e realizar formações a nível dos serviços educativos, documentação e enologia para os parceiros, que poderão chegar a outras entidades fora da rede.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

Primeiras colheitas de Maçã de Alcobaça indicam quebra de 30%

As primeiras colheitas de Maçã de Alcobaça indicam menos 30% de produção do que num ano normal – algo que o presidente da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, associa às alterações climáticas. Goradas as expectativas de recuperação das quantidades perdidas...

macas

Músicos da Nazaré participaram no grande evento rockin’1000 Leiria

Três jovens residentes no concelho da Nazaré participaram no Rockin'1000, um concerto da maior banda de rock do mundo, que decorreu no sábado passado, no Estádio Municipal de Leiria. Hélder Dias, baterista natural da Nazaré e membro integrante da banda "Canja",...

rock