Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Nos anos 30 as pessoas vestiam-se a rigor para ir para a praia de São Martinho

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Maria da Graça Wiesbaum realizou no passado dia 22, no auditório da Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, uma exibição de slides comentada sobre a presença feminina na praia de São Martinho do Porto nos anos 30 e 40 do século passado.

“Na década de 1930 não havia automóveis e as pessoas iam vestidas para a praia de São Martinho do Porto”, disse Maria da Graça Wiesbaum, recordando que se “vestiam a rigor e notava-se a diferença entre a classe mais abastada que se vestia de branco, desde o chapéu aos sapatos”.

Outras diferenças mais evidentes do antigamente era “o contorno dos montes que era mais visível, o arvoredo mais intenso e menos construção”. Na praia também havia apenas uma fila de barracas.

Levou à sessão várias fotografias antigas do álbum dos seus pais que se conheceram em S. Martinho do Porto e casaram em 1935. Também exibiu imagens de postais antigos. Iniciou com a apresentação com slides da praia depois sobre São Martinho e as suas gentes nos anos 30, 40 e 50, terminando com imagens recentes.

Ainda as primeiras máquinas fotográficas em Portugal eram novidade, já o avô e pai de Maria da Graça Wiesbaum tiravam as suas primeiras fotografias em São Martinho do Porto, onde passavam todos os verãos e férias. A casa do seu avô, recordou, é agora “um hotel na avenida marginal que mantém os traços originais”.

Segundo a apresentadora, a vila de São Martinho do Porto começou a definir-se como estância balnear da burguesia abastada a partir de fins do séc. XIX, intimamente associada ao sucesso do termalismo das Caldas da Rainha – estância de eleição do rei e da corte. Os banhos de mar em São Martinho constituíam mesmo um complemento terapêutico dos banhos termais. Foi muito divulgada na primeira metade do século XX como “praia das crianças”, devido às suas condições naturais que constituem abrigo dos ventos e das correntes marítimas. Naquele tempo havia regatas de barcos à vela na baía.

A primeira apresentação de Maria da Graça Wiesbaum foi feita na Casa da Árvore, nas Caldas da Rainha, por convite da fisioterapeuta Ângela Subtil, que lhe deu a ideia de organizar a sessão de slides comentadas. Já realizou uma apresentação também em São Martinho do Porto, onde houve vários elementos do público presente que reconheceram pessoas nas fotografias.

Maria da Graça Wiesbaum e Cipriano Fernandes Simão são os autores do Roteiro São Martinho do Porto, que foi editado em 2000 e está disponível para visitantes e turistas na Junta de Freguesia. Segundo a coautora, que reside em São Martinho do Porto, como não são especialistas em história nem de geografia, para o roteiro, limitaram-se a “fazer consultas de literatura adequada e a entrevistar pessoas de mais idade que deram interessantes informações orais”.

A apresentação de slides comentada também nasceu por causa do roteiro, que tem tido bastante procura.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...

“O Segredo da Lagoa Escura” Nuno Matos Valente vence Prémio Nacional

A obra “O Segredo da Lagoa Escura”, da autoria do escritor Nuno Matos Valente, residente em Alcobaça, foi a grande vencedora da 2.ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus (PNLJD), dedicada à literatura infantil e juvenil. A iniciativa é promovida pelo...

nuno matos valente