Nazaré preside Conselho Geral das Universidades Seniores

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Universidade Sénior da Nazaré preside ao Conselho Geral das Universidades Seniores, órgão decisor que é composto pelas US do Fundão, Gondomar e Almada.

Filipa Lopes, coordenadora da Universidade Sénior da Nazaré, foi eleita para presidir ao Conselho Geral da Universidades Seniores.

“É o reconhecimento do trabalho desenvolvido, desde 7 janeiro de 2008, ao serviço dos seniores, que envolveu muitas pessoas, e fruto do envolvimento voluntário de todas elas e de muito afeto e partilha”, explica a Universidade Sénior.

A experiência da nova presidência do Conselho Geral das Universidades Seniores teve um peso especial na eleição. “Durante estes oito anos de existência na Nazaré, partilhámos, colaborámos na formação de várias Universidades Seniores, de diversos Polos, na resolução de muitos conflitos e também o acolhimento de excelência que disponibilizamos a todas as US que visitam a nossa US e a Nazaré”.

É a segunda distinção conquistada pela Universidade Sénior da Nazaré que, recentemente, já tinha sido distinguida com o selo de “Excelência” da Rede de Universidade da Terceira Idade (RUTIS).

Reconhecimento da RUTIS

No passado dia 20 de outubro, o Conselho de Ministro reconheceu a RUTIS como parceiro fundamental para a promoção do envelhecimento ativo.

De acordo com a Resolução, está aprovado o reconhecimento da RUTIS – Associação Rede de Universidades da Terceira Idade como entidade enquadradora das academias – «universidades seniores», assumindo-se como um parceiro fundamental para o desenvolvimento das políticas de envelhecimento ativo e da economia social.

A abordagem do envelhecimento ativo e bem-sucedido baseia-se no reconhecimento dos direitos humanos das pessoas mais velhas e nos princípios de independência, participação, dignidade, assistência e auto-realização. Os resultados da ação das Academias – «Universidades Seniores» – são inquestionáveis quanto ao bem-estar que propiciam, quer no reforço das perspetivas de inserção e participação social, quer na melhoria das condições e qualidade de vida das pessoas que as frequentam.”

“Esta simples resolução, e que em breve irá dar origem ao aguardado enquadramento legal das UTIs, demorou 10 anos a alcançar, e que por fim deram frutos”, declara a Rutis.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Lúcia Loureiro é a candidata do Chega à Câmara Municipal da Nazaré

Lúcia Loureiro será a cabeça de lista do Chega à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano. Em declarações ao nosso jornal, a candidata afirmou que aceitou "com orgulho, gratidão e, sobretudo, responsabilidade"...

Lucia Loureiro22222

Vereadora nazarena alerta para infiltrações e buracos na Amadeu Gaudêncio

A Escola Secundária Amadeu Gaudêncio, na Nazaré, tem enfrentado problemas graves de infraestruturas, e em reunião de câmara, a vereadora do PSD, Fátima Duarte, levou a questão das infiltrações nas salas de aula e dos buracos no acesso à escola. "É óbvio que tivemos...

Escola