Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 19° C
15° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 19° C
17° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 19° C

Alcobaça inicia projeto cultural europeu que alia trabalho e felicidade

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Aliar a cultura ao trabalho e à felicidade, envolvendo a participação das comunidades locais de três países, é o objetivo de um projeto cultural europeu da Artemrede, cuja operacionalização começou, no passado dia 25, a ser discutida em Alcobaça.

Inês Silva destacou “a partilha de experiências, de programas culturais, de integração e formação de públicos” como as mais-valias de um projeto cultural para “desenvolver os territórios, esbater diferenças sociais e democratizar a cultura”, no âmbito de uma reunião de trabalho que juntou os diversos parceiros em Alcobaça.

O projeto, destacou, “inclui a escrita de um texto dramatúrgico”, da autoria do artista catalão Pablo Gisbet, “sob a forma de um Manual sobre Trabalho e Felicidade”, e que visa a “felicidade no trabalho, ou através dele, duas dimensões da vida geralmente em confronto mas que”, afirmou, se querem “em acordo”.

No território da Artemrede, os municípios de Alcobaça e Montijo irão acolher algumas reuniões com todos os parceiros do projeto, promover ações de formação, desenvolver residências artísticas de longa duração com as comunidades, e apresentar o espetáculo daí resultante.

Inês Silva destacou que “cada uma das residências artísticas dará origem a um espetáculo, diferente, de local para local”, sublinhando que o mesmo pretende “promover o envolvimento de diferentes públicos, indo ao encontro daqueles que habitualmente não são espetadores de teatro ou estão mais distantes das áreas culturais e artísticas”.

O mesmo será colocado em prática pelas comunidades dos três países envolvidos, sob direção artística do encenador Jorge Andrade, da companhia Mala Voadora.

A organização de um seminário internacional multidisciplinar marca o arranque da componente artística do projeto, reunindo em Itália, em julho de 2017, oradores e artistas de diferentes países europeus para debater questões relacionadas com trabalho, felicidade e arte.

No âmbito deste projeto será ainda criada uma plataforma online que funcionará como canal de comunicação, tornando possível o acompanhamento e a interação com o processo artístico, mas que também possibilitará o livre acesso aos conteúdos, ao abrigo de uma licença Creative Commons.

Na reunião, do passado dia 25 estiveram presentes a equipa da companhia de teatro mala voadora, responsável pela direção artística do projeto, assim como os programadores do Cine-Teatro João d’Oliva Monteiro, em Alcobaça, e do Cinema-Teatro Joaquim d’ Almeida, no Montijo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

CHITA com rota alargada em Março e gratuita através do novo Passe M

Em 2025, a "CHITA" entrará numa nova fase, com novas rotas alargadas além da cidade, às freguesias de Aljubarrota, Bárrio, Maiorga e Évora de Alcobaça. A sua gratuitidade será mantida através da sua integração no novo "Passe M", lançado pela Comunidade...

Chita

Empresários do Oeste reunidos no Museu do Vinho para planear o novo ano

Mais de 100 empresas de toda a região Oeste marcaram presença no Museu do Vinho (22 de janeiro), para a sessão "O que esperar de 2025: Uma análise económica e financeira da região Oeste". Promovida pela AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste, com o apoio da...

Airo

Abertos concursos públicos para requalificação do Mosteiro de Alcobaça

Em sede de reunião de câmara realizada, no passado 27 de janeiro, nos Paços do Concelho, foi aprovada por unanimidade a abertura de três concursos públicos destinados à requalificação do Mosteiro de Alcobaça. Ao todo, estas empreitadas representam um investimento...

alcobaca