Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Alcobaça inicia projeto cultural europeu que alia trabalho e felicidade

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Aliar a cultura ao trabalho e à felicidade, envolvendo a participação das comunidades locais de três países, é o objetivo de um projeto cultural europeu da Artemrede, cuja operacionalização começou, no passado dia 25, a ser discutida em Alcobaça.

Inês Silva destacou “a partilha de experiências, de programas culturais, de integração e formação de públicos” como as mais-valias de um projeto cultural para “desenvolver os territórios, esbater diferenças sociais e democratizar a cultura”, no âmbito de uma reunião de trabalho que juntou os diversos parceiros em Alcobaça.

O projeto, destacou, “inclui a escrita de um texto dramatúrgico”, da autoria do artista catalão Pablo Gisbet, “sob a forma de um Manual sobre Trabalho e Felicidade”, e que visa a “felicidade no trabalho, ou através dele, duas dimensões da vida geralmente em confronto mas que”, afirmou, se querem “em acordo”.

No território da Artemrede, os municípios de Alcobaça e Montijo irão acolher algumas reuniões com todos os parceiros do projeto, promover ações de formação, desenvolver residências artísticas de longa duração com as comunidades, e apresentar o espetáculo daí resultante.

Inês Silva destacou que “cada uma das residências artísticas dará origem a um espetáculo, diferente, de local para local”, sublinhando que o mesmo pretende “promover o envolvimento de diferentes públicos, indo ao encontro daqueles que habitualmente não são espetadores de teatro ou estão mais distantes das áreas culturais e artísticas”.

O mesmo será colocado em prática pelas comunidades dos três países envolvidos, sob direção artística do encenador Jorge Andrade, da companhia Mala Voadora.

A organização de um seminário internacional multidisciplinar marca o arranque da componente artística do projeto, reunindo em Itália, em julho de 2017, oradores e artistas de diferentes países europeus para debater questões relacionadas com trabalho, felicidade e arte.

No âmbito deste projeto será ainda criada uma plataforma online que funcionará como canal de comunicação, tornando possível o acompanhamento e a interação com o processo artístico, mas que também possibilitará o livre acesso aos conteúdos, ao abrigo de uma licença Creative Commons.

Na reunião, do passado dia 25 estiveram presentes a equipa da companhia de teatro mala voadora, responsável pela direção artística do projeto, assim como os programadores do Cine-Teatro João d’Oliva Monteiro, em Alcobaça, e do Cinema-Teatro Joaquim d’ Almeida, no Montijo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno