Q

Previsão do tempo

8° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 12° C
8° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 11° C
4° C
  • Wednesday 8° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C

Arranque do ano letivo acompanhado pela Secretária de Estado dos Assuntos Europeus

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As aulas do Ensino Básico no concelho da Nazaré começam, oficialmente, a 16 de setembro. Esta quarta-feira foi dia apresentação dos alunos do 1º e 2º ano do 1º ciclo do ensino básico (Centro Escolar da Nazaré), com a visita da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus.

Margarida Marques elogiou as “condições excelentes da escola” e falou da “diversidade que o Centro Escolar da Nazaré representa”, por ser uma das escolas que acolhe, neste momento, alunos sírios (3).

“Nesta escola há o esforço de todos, que é compensado pelo dos que estão integrados”, disse a Secretária de Estado, referindo-se, em seguida, à capacidade de acolhimento de refugiados por parte do nosso país. “Temos uma sociedade aberta e tolerante, que já nos anos 60 deu frutos, acolhendo milhares de refugiados”.

Manuel Sequeira, vereador da Educação na Câmara da Nazaré, aproveitou a presença da Secretária de Estado para relembrar o Governo da necessidade de instalação do ensino secundário público no concelho.

Sobre esta ambição, Margaria Marques afirmou que irá “transmitir o interesse manifestado”.

O novo ano letivo arrancará, na próxima sexta-feira, para mais de 1200 alunos no Ensino básico e Pré-Escolar no concelho (agrupamento de escolas da Nazaré), distribuídos pelos estabelecimentos de ensino: Escola E/B dos 2º e 3º ciclos de Amadeu Gaudêncio, Escola Básica do Norte, Jardim de Infância do Bairro dos Pescadores, Escola Básica de Famalicão, Escola Básica da Quinta Nova, Escola Básica dos Raposos e Escola Básica de Valado dos Frades.

No regresso às aulas, os alunos vão encontrar novos equipamentos e maior conforto. A Câmara Municipal tem vindo a realizar obras de manutenção e requalificação dos edifícios e espaços adjacentes (os acessos rodoviários ou as áreas de recreio).

“Foram colocadas coberturas no Centro Escolar da Nazaré e no Jardim de Infância do Bairro dos Pescadores, que servem de abrigo para a atividade física e as brincadeiras de rua nas estações do frio e da chuva”, disse o vereador da Educação, Manuel Sequeira.

Em Famalicão, as salas de aula foram alvo de diversas intervenções para a melhoria das condições de conforto de alunos, professores e funcionários, tanto no interior como no exterior.

“A Autarquia está, ainda, a equipar os estabelecimentos de ensino com climatização (Centro Escolar da Nazaré) e equipamento informático (computadores; internet e projetores)”, adiantou o vereador e vice-presidente da Câmara.

No ano letivo 2017/2018 espera-se que o Centro Escolar de Famalicão se junte à nova geração de equipamentos escolares. A Câmara Municipal apresentou, recentemente, a candidatura do Centro Escolar de Famalicão aos Fundos Comunitários, e aprovou o início do procedimento para o concurso de construção da escola.

A obra deverá ter início em breve, apontando-se a sua estreia para o ano letivo 2017/2018.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Bigger Than Life” considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo

O vídeo promocional do município da Nazaré – “Bigger Than Life”, foi considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo, na categoria ‘Cidade’. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 27 de novembro, no 36.º World Tourism Film Awards, que decorreu em...

doc

Orçamento da Câmara Municipal de Alcobaça aprovado

Os Documentos Previsionais 2025 da Câmara Municipal de Alcobaça e dos Serviços Municipalizados de Alcobaça, foram submetidos à votação pelo executivo camarário, no dia 29 de novembro, em sede de Reunião de Câmara Extraordinária. O Orçamento da Câmara Municipal de...

CMA

Assembleia municipal chumba orçamento para 2025

A Assembleia Municipal da Nazaré chumbou, no passado dia 10 de dezembro, com 11 votos contra, sete a favor e três abstenções, o Orçamento para 2025, no valor de 31.307,670€. Para este desfecho contribuiu a decisão dos deputados socialistas, Pedro Marques e Carolina...

assembleia