Q

Previsão do tempo

20° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
20° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C
19° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C

Acidentes simulados à entrada dos portos de Peniche e Nazaré

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) anda a testar os meios de socorro em caso de acidente à entrada e saída dos portos de abrigo existentes no país, porque o número de sinistros com embarcações leva a redobrados cuidados, com riscos acrescidos no período de outono e inverno, em que se verifica o agravamento das condições meteorológicas e, em particular, da agitação marítima.

O primeiro exercício na região foi realizado no passado dia 6 na barra do Porto da Nazaré, com o objetivo de “solidificar procedimentos de operação, testar o plano de emergência de salvamento específico para esta zona e consolidar a articulação entre os agentes de proteção civil”, revelou Gomes Agostinho, comandante da capitania da Nazaré,

Foi simulado que devido a uma explosão no quadro elétrico, uma embarcação de pesca ficou à deriva. Dos três tripulantes, um caiu ao mar, outro ficou gravemente ferido e o terceiro, que saiu ileso, lançou o alerta.

O barco corria o risco de embater na zona dos molhes, devido às condições climatéricas, já que se simulou estarmos num período de outono/inverno.

Foram envolvidos meios das estações salva-vidas da Nazaré e de Peniche, da capitania, dos bombeiros, entre outros.

No dia 12 foi simulada uma ocorrência semelhante à entrada da barra de Peniche. Num cenário imaginário em que a barra estava fechada devido ao mau tempo, uma embarcação marítimo-turística com dez tripulantes registou um incêndio a bordo. Vários meios entraram em ação para controlar o fogo e resgatar os passageiros.

Enquanto os passageiros eram levados para terra pelo salva-vidas Vigilante, o barco com o fogo confinado a um compartimento teve ordem para atracar no porto. Já no cais, o incêndio foi extinto pelos bombeiros e por uma equipa do navio Cassiopeia, da Marinha.

Um dos tripulantes ficou com queimaduras nas mãos e com problemas respiratórios por inalação de fumos. Um rescaldo ainda assim positivo de um exercício que antecipou um cenário possível de acontecer em condições marítimas adversas.

Serrano Augusto, comandante da capitania de Peniche, apontou que “a missão prioritária foi salvar os tripulantes e depois prestar apoio à embarcação para entrar na barra sem perigo para a navegação, e valemo-nos de todos os meios que estavam na periferia e testadas as comunicações e a capacidade de resposta”.

António Viola, chefe dos bombeiros de Peniche, relatou que “colaboração entre as diversas entidades é essencial e uma das atuações que fazemos é também no mar, neste caso com a ajuda inesperada, porque não estava prevista, do pessoal de uma embarcação da Marinha”.

Dionísio Varela, comandante da AMN, indicou que estes exercícios visam “aprontar todos os meios antes da época de maior risco”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao