Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Pioneiro da emigração portuguesa para o Canadá morreu aos 91 anos

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
António Sousa, pai do atual Ministro das Finanças de Ontário (Canadá), faleceu na madrugada da passada segunda-feira, 29 de agosto, vítima de doença prolongada.

Tinha 28 anos quando partiu, e foi um dos 218 primeiros portugueses a fixarem-se no país, onde chegou a bordo do navio Saturnia, a 13 de maio de 1953.

Ele e mais 217 portugueses ficariam conhecidos como os pioneiros da emigração oficial portuguesa para o Canadá, ao abrigo de um acordo entre os dois países.

O filho, Charles Sousa, anunciou o falecimento na sua página do facebook, onde deixou a mensagem: “Corajosamente, fugiu à opressão em busca de melhores oportunidades. Foi forçado a deixar para trás a sua esposa e o seu filho José Júlio, que ficaram na vila piscatória da Nazaré, para escapar às garras de um regime autoritário”.

Sobre o desaparecimento do nazareno, o Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, referiu que se trata de “uma grande perda para a Nazaré face ao extenso trabalho junto da comunidade nazarena e portuguesa desempenhado pelo sr António Sousa, nomeadamente no que diz ao acolhimento de inúmeros nazarenos mas também na formação, com outros nazarenos, do Rancho nazareno de Mississauga/Toronto, levando para aquele país as nossas mais profundas raízes e tradições nazarenas”.

“Tive a oportunidade de o conhecer há cerca de 3 anos quando estive enquanto candidato à CM Nazaré em terras do Canadá em visita às comunidades nazarenas. Dele guardo a memória de uma excelente pessoa, amigável e com uma história de superação fantástica”, recorda o autarca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn