Q

Previsão do tempo

21° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 22° C
30° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 29° C
22° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 33° C

Câmara Municipal lança livro infantil sobre o Porco Malhado de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O conto infantil “O Porquinho Malhado”, da autoria da Vereadora da Cultura, Inês Silva, conta a história de um pai de família que viaja até Inglaterra à procura de uma raça suína especial que iria libertar a sua família do risco da fome. O livro foi editado recentemente pela Câmara Municipal e entregue gratuitamente a cerca 2500 alunos do 1º ciclo do ensino básico.

Para a Vereadora da Cultura, “esta história de ficção pretende fixar no imaginário dos mais novos uma realidade que muitos deles porventura desconhecem que é o facto de termos na nossa região uma espécie suína autóctone. Esta espécie tem características especiais que lhe dão um enorme potencial em termos de criação de mais um símbolo identitário do concelho.”

A inspiração para escrever este conto surgiu na sequência de uma visita, em outubro de 2015, ao concelho de Vinhais promovida pela Câmara e que deu a oportunidade aos produtores do porco malhado de Alcobaça de conhecer o processo de criação da marca do porco bísaro, raça que serve de base para o fumeiro de Vinhais.

“O porco malhado tem condições para se posicionar como uma nova marca do concelho de Alcobaça e para isso é necessário sensibilizar as novas gerações para a sua existência. Trata-se de uma espécie que esteve em vias de extinção não fosse pela dedicação dos produtores que se dedicam a preservá-la. Este livro é também uma forma de reconhecimento pelo trabalho dos produtores do malhado de Alcobaça. Com este livro conseguimos também associar a divulgação de um produto autóctone com desenvolvimento do gosto pela leitura da competência literária dos alunos do 1.º ciclo”, reforçou Inês Silva.

Durante a Semana da Criança, que estendeu as comemorações do Dia Mundial da Criança durante cinco dias, o conto “O Porquinho Malhado” foi apresentado nas várias freguesias do concelho através de uma narração ao vivo acompanhada de uma dramatização.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Alunos da Amadeu Gaudêncio apresentam peça inspirada em Zeca Afonso

Zeca - Traz Outro Amigo Também, de José Jorge Letria, que reúne os depoimentos de diversos músicos e amigos de uma das referências nacionais na contestação do regime do Estado Novo, foi adaptado para uma peça de teatro que a Oficina da EB Amadeu Gaudêncio...

zeca1