Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 25° C
19° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C
20° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C

Câmara Municipal lança livro infantil sobre o Porco Malhado de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O conto infantil “O Porquinho Malhado”, da autoria da Vereadora da Cultura, Inês Silva, conta a história de um pai de família que viaja até Inglaterra à procura de uma raça suína especial que iria libertar a sua família do risco da fome. O livro foi editado recentemente pela Câmara Municipal e entregue gratuitamente a cerca 2500 alunos do 1º ciclo do ensino básico.

Para a Vereadora da Cultura, “esta história de ficção pretende fixar no imaginário dos mais novos uma realidade que muitos deles porventura desconhecem que é o facto de termos na nossa região uma espécie suína autóctone. Esta espécie tem características especiais que lhe dão um enorme potencial em termos de criação de mais um símbolo identitário do concelho.”

A inspiração para escrever este conto surgiu na sequência de uma visita, em outubro de 2015, ao concelho de Vinhais promovida pela Câmara e que deu a oportunidade aos produtores do porco malhado de Alcobaça de conhecer o processo de criação da marca do porco bísaro, raça que serve de base para o fumeiro de Vinhais.

“O porco malhado tem condições para se posicionar como uma nova marca do concelho de Alcobaça e para isso é necessário sensibilizar as novas gerações para a sua existência. Trata-se de uma espécie que esteve em vias de extinção não fosse pela dedicação dos produtores que se dedicam a preservá-la. Este livro é também uma forma de reconhecimento pelo trabalho dos produtores do malhado de Alcobaça. Com este livro conseguimos também associar a divulgação de um produto autóctone com desenvolvimento do gosto pela leitura da competência literária dos alunos do 1.º ciclo”, reforçou Inês Silva.

Durante a Semana da Criança, que estendeu as comemorações do Dia Mundial da Criança durante cinco dias, o conto “O Porquinho Malhado” foi apresentado nas várias freguesias do concelho através de uma narração ao vivo acompanhada de uma dramatização.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado centro de residências artísticas

Um centro de residências artísticas situado na cidade de Alcobaça foi dado a conhecer na passada sexta-feira, com a inauguração da exposição de um de cinco artistas ucranianos que se encontram alojados temporariamente no espaço, num projeto criado por uma equipa...

central1

Arrancou o Cistermúsica de Alcobaça sob o signo dos “Amores Proibidos”

Foi no passado  fim de semana que se iniciou  a 30.ª edição do Cistermúsica — Festival de Música de Alcobaça que celebra três décadas de um Festival que, ao longo destes anos, se foi afirmando como uma referência a nível nacional e que em 2022 não será diferente....

cister musica1