Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 21° C
17° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
20° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C

Cartoonista António expõe na Galeria Municipal da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Galeria Municipal Paul Girol apresenta, até 30 de julho, “Figuras, Figurinhas e Figurões – 40 anos de caricaturas” do cartoonista António, caricaturista e cartoonista político nacional. A exposição reúne mais de 40 anos de obras na imprensa portuguesa, passando pelos acontecimentos mais recentes da vida portuguesa e internacional.

António Moreira Antunes é o mais prestigiado e premiado cartoonista português, que alia o humor subtil às suas criações, que publica há cerca de 40 anos.

Nascido em Vila Franca de Xira, a 12 de abril de 1953, tornou-se, nas palavras de Marcelo Rebelo de Sousa, no” (…) melhor caricaturista político da ainda jovem democracia portuguesa.”

António Antunes inicia a sua carreira de cartoonista no vespertino “República”, na edição de 16 de março de 1974, onde faz um desenho simbólico que viria a ser uma alegoria premonitória da revolução que rapidamente se aproximava. Em dezembro de 1974, António transfere-se para o “Expresso”, depois da passagem pelo “Diário de Notícias”, “A Capital”, “A Vida Mundial” e “O Jornal”. É na edição do Expresso de 4 de novembro de 1975 que nasce uma espécie de banda desenhada intitulada Kafarnaum que iria acender a polémica durante 100 semanas, trabalhos que iriam ser mais tarde reunidos naquele que viria a ser o seu primeiro livro.

Em 1983, ano em que o cartoonista português arrecada um dos muitos prémios que iriam marcar a sua vida: o Grande Prémio no XX Salão International de Cartoon em Montreal com um pastiche da invasão israelita do Líbano, publica um novo álbum “Suspensórios”.

Os trabalhos de António passam a ser divulgados pela agência internacional Cartoonists & Writers Syndicate no seu catálogo “Views of the World”. Além de cartoons e caricaturas, António realizou iniciativas como a produção de peças de cerâmica representando figuras da actualidade política nacional e de baralhos de cartas de jogar com a mesma temática, nos anos 80.

Em 1993, António vê-se envolvido naquela que seria a maior polémica da sua carreira: o preservativo papal, representando João Paulo II com um preservativo pendendo do nariz.

O seu carácter de inconformismo vivo e crítica mordaz, uma enorme energia e um talento incontestado criaram aquele que é porventura o melhor caricaturista e cartoonista político nacional da atualidade que alia um humor subtil às suas criações.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn