Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 24° C
16° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 24° C

Amadeu Gaudêncio prepara-se para dar Ensino Secundário

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola Amadeu Gaudêncio vai ampliar as instalações para receber o ensino secundário em 2017. Vão ser construídas 6 salas de aula, o que representa um investimento de 120 mil euros, para que o estabelecimento reúna condições para receber o ensino secundário público.

João Mangueta, diretor da escola, disse ao Região da Nazaré que “está previsto a escola ser dotada com o ensino secundário”, razão que justifica as obras, que deverão ficar concluídas a tempo da abertura do próximo ano letivo.

O abandono do ensino na Nazaré e o prosseguimento de estudos em concelhos vizinhos é uma preocupação política, mas também da comunidade educativa local, e João Mangueta reconhece que as obras de ampliação do estabelecimento “são uma resposta à manutenção dos estudantes no concelho, que passará a dispor de ensino secundário público”.

“Este investimento é uma tentativa de fixar os alunos no concelho, que é dos poucos, no país, que não tem ensino secundário público, nível que tem sido oferecido por uma escola com contrato de associação”, afirma.

Defensor da escola pública, o Diretor da Amadeu Gaudêncio refere que quando uma escola pública tem as condições reunidas, nomeadamente corpo docente, “não há necessidade de contratos de associação, embora nada tenha contra o ensino privado”.

O Externato Dom Fuas Roupinho veio, entretanto, a público esclarecer que irá manter o ensino secundário no próximo ano letivo.

“Dada a desinformação a que temos assistido nas últimas semanas, considerou-se fundamental esclarecer a oferta formativa do EDFR, e, para melhor ser entendida a oferta de ensino público no 3º ciclo e ensino secundário do Externato Dom Fuas Roupinho, fundado em 1958, regista-se que esta escola estabeleceu com o Estado Português o Contrato de Associação nos finais dos anos 70, a pedido do próprio Estado. Só muito mais tarde, em 1990, a Portaria nº 760-A/90, de 28 de agosto, viria a transformar a escola preparatória estatal em escola de tipologia C+S mantendo o patrono Amadeu Gaudêncio”.

O Externato mantem o 2º ciclo em contrato simples independentemente da área de residência dos Encarregados de Educação, dando também continuidade ao Ensino Articulado da Música gratuito até ao 9º ano para os alunos que este ano letivo iniciaram.

É também garantida a oferta para todo o 3º ciclo, aguardando até final de agosto pela confirmação da gratuitidade no 7ºano, ainda assim, de um modo ou de outro, está já assegurado este ano de escolaridade.

“No ensino secundário, o Externato Dom Fuas Roupinho é a única escola do concelho, com oferta formativa para 2016/2017 nos cursos de Ciências e Tecnologias, de Línguas e Humanidades, de Ciências Socioeconómicas e de Artes Visuais, estando também o Ensino Profissional garantido”.

Relativamente ao Ensino Secundário, “somos a única escola do concelho, registando-se que o pedido de abertura do ensino secundário da Escola Amadeu Gaudêncio para o próximo ano letivo foi mais uma vez recusado, como informou a Secretaria de Estado de Educação, numa reunião que decorreu a 9 de junho de 2016, no Ministério da Educação”.

Título: Agrupamento de Escolas da Nazaré tem exclusivo do ensino público do 2º ciclo

Foi publicado, no dia 24 de junho de 2016, no site da Direção Geral de Administração Escolar (http://www.dgae.mec.pt/), a lista provisória dos resultados do concurso de estabelecimentos de ensino particular e cooperativo para o Regime de Acesso ao Apoio Financeiro a Conceder no Âmbito do Contrato de Associação 2016.

De acordo com este documento apenas o Agrupamento de Escolas da Nazaré terá ensino público de 5º, 6º e 7º ano. Em qualquer outro estabelecimento de ensino do concelho, os custos destes anos de escolaridade terão que ser suportados pelos encarregados de educação que aí queiram manter os seus educandos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Requalificação dos antigos Paços do Concelho da Pederneira

O projeto de requalificação do edifício da antiga câmara, na Pederneira, para onde está destinada a instalação do tribunal, foi aprovado pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça. Para Walter Chicharro, que anunciou a aprovação durante a última...

pacos do concelho