Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C

BE pede inspeção à Câmara da Nazaré por despedimentos contra decisão do tribunal

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Bloco de Esquerda solicitou uma ação inspetiva à autarquia da Nazaré por causa do despedimento coletivo de 15 trabalhadores da Nazaré Qualifica.

“A Câmara Municipal [da Nazaré] decidiu o despedimento coletivo, estando plenamente consciente de que, ao fazê-lo, estava a violar, expressamente, várias decisões do Tribunal de Trabalho de Leiria”, refere o Bloco de Esquerda.

Em causa está “a denúncia de um grupo de trabalhadores” da empresa municipal Nazaré Qualifica (NQ) sobre uma decisão aprovada pelo executivo a 27 de maio, autorizando a empresa a proceder ao despedimento coletivo de 15 funcionários que o tribunal tinha mandado reintegrar.

Os 15 trabalhadores fazem parte de um conjunto de 19 cujos contratos não foram renovados, o que originou processos no Tribunal de Trabalho de Leiria que, entre fevereiro e setembro de 2015, proferiu sentenças favoráveis aos funcionários, determinando a sua reintegração na empresa que presta serviços na área da educação, cultura e recolha de resíduos sólidos, entre outros.

Destes, apenas quatro foram reintegrados, enquanto os restantes 15 foram, segundo o BE, “obrigados” pela câmara, ao longo de mais de um ano, a “permanecerem em casa, fora do seu local de trabalho, incumprindo não apenas com a decisão do tribunal relativa à reintegração dos trabalhadores, como também não pagou diversas verbas a que estes têm direito, tais como subsídio de alimentação reportado à data do despedimento, subsídios de férias e de Natal, férias não gozadas, reportadas ao período anterior à sentença proferida, e a diferença entre o ordenado efetivamente recebido e o valor pago pela Segurança Social”.

A “violação grave, e repetida, de uma decisão de um tribunal pode constituir razão bastante para instauração de um processo de perda de mandato”, sustenta o BE no documento.

Na pergunta dirigida ao ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, o BE acusa e autarquia de maioria socialista e o seu presidente, Walter Chicharro, de “ decisões prepotentes” e de uma atitude “de cariz autocrático inaceitável, incompatível com o exercício do poder local democrático”, em relação às quais quer saber se o Governo está disponível para “suscitar uma ação inspetiva imediata”, tendo em vista uma avaliação do cumprimento da lei “ e a reposição urgente da legalidade”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Turistas passaram menos tempo nos alojamentos da Nazaré

O alojamento local fala num abrandamento dos negócios durante os meses de verão de 2023, mas o movimento de carros em direção à praia e os turistas nas ruas continuaram a ser uma referência de grande procura deste destino para sol e praia. A nível nacional, de...

praia

Dez dias de Festas no Sítio chegaram ao fim no passado domingo

As Festas do Sítio, que decorreram durante 10 dias, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré, apresentaram-se com gastronomia das coletividades do concelho, espaço de diversões, petiscos típicos destas festividades, e os concertos, que se subirão ao palco principal...

festas do sitio