Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
14° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 19° C
13° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 21° C

Nazaré apela à alteração do sistema de comercialização do peixe

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Grupo Local do Porto da Nazaré [GLPN] solicitou à tutela a alteração ao sistema de comercialização do peixe. Em causa está a distribuição do valor gerado no setor que, com alterações propostas ao sistema de venda em lota, deverá ser mais justa.

O atual sistema de comercialização dos produtos da pesca (o valor do pescado na 1ª venda em lota nem sempre cobre os custos dos fatores de produção) e o preço dos combustíveis são apontados como as principais causas de falta de atratividade do setor.

Numa proposta enviada à Câmara Municipal, o Grupo Local do Porto da Nazaré, considera “urgente que a tutela se mostre sensível à realidade do setor, e se disponibilize para reunir com os agentes do setor”.

“Encontrar soluções conjuntas, permitindo aos armadores e pescadores a obtenção do rendimento necessário para uma vida digna e, simultaneamente, se consigam reduzir os preços elevados que recaem sobre o consumidor final, atingindo, simultaneamente, o objetivo de aproveitar as grandes quantidades de pescado que, por norma, não tem qualquer aproveitamento, colocando-o no mercado a preços bastante razoáveis”, são os objetivos da reunião pedida à tutela sobre este assunto.

No documento, o Grupo aponta o Programa Operacional Mar 2020 como uma oportunidade, a curto prazo, para se implementarem medidas urgentes e concretas que “fomentem um verdadeiro mercado para estes produtos”, que atraiam mais mão-de-obra, jovem e qualificada, necessária à renovação dos quadros profissionais no setor.

Composto pelo Município da Nazaré, Associação Comercial, Industrial e de Serviços da Nazaré, Associação de Armadores Pescadores da Nazaré, Associação de Defesa da Nazaré, Capitania do Porto da Nazaré, Clube Naval da Nazaré, Docapesca – Portos e Lotas, For-Mar, Museu Dr. Joaquim Manso, Mútua dos Pescadores, Sindicato Livre dos Pescadores e Profissões Afins e GNR – Unidade de Controlo Costeiro da Nazaré, este Grupo Local tem como principal objetivo debater e analisar sobre assuntos relacionados com o Porto da Nazaré.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Ampliaqua instala-se com inovação e investigação no Porto da Nazaré

A maior unidade de aquaponia do país que combina aquacultura e hidroponia livre de produtos químicos A AmpliAqua®️, uma empresa inovadora no campo da aquacultura, que combina aquacultura e hidroponia de forma sustentável, anunciou, em abril, a sua instalação no...

Ampliaqua

Regulamento da ALEB apresentado na Junta de Freguesia da Benedita

A apresentação da versão final do regulamento da Área de Localização Empresarial da Benedita, que já contempla já os contributos prestados pelos membros da assembleia de freguesia, que marcaram presença na reunião de câmara descentralizada, do passado dia 21 de...

aleb