Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 23° C
19° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 22° C

Funcionários despedidos anunciam luta pelos postos de trabalho

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
15 trabalhadores de um grupo de 19 pessoas cujos contratos não foram renovados em 2014 e que intentaram processos contra a empresa junto do Tribunal de Trabalho de Leiria receberam, agora, a comunicação do despedimento coletivo por parta da Nazaré Qualifica.

A empresa alega que a câmara, principal acionista, não dispõem de serviços (que abrangem diversas áreas, como a recolha de resíduos urbanos ou as Atividades de Enriquecimento Curricular) para integrar os funcionários.

No passado dia 20 de maio, a administração da empresa reuniu com os 15 trabalhadores, a quem apresentou “uma proposta de rescisão e de pagamento de uma indemnização muito inferior à que teríamos direito e que recusámos”, explicaram à agência Lusa os trabalhadores.

A empresa enviou à câmara uma proposta de despedimento coletivo alegando “a indisponibilidade” manifestada pela autarquia e pelos serviços municipalizados “para aceitarem a colaboração” daqueles trabalhadores.

Na proposta, a Nazaré Qualifica afirma não ter “atividades” para atribuir aos funcionários e considera que a sua manutenção representa um encargo financeiro que “põe em causa a viabilidade” da empresa.

A proposta foi aprovada, no passado dia 27, com os votos favoráveis dos vereadores socialistas e os votos contra do PSD e do Movimento Independente de cidadãos (MIC), numa reunião em que estiveram presentes os trabalhadores e representantes do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).

Os trabalhadores acusaram a autarquia de não ter cumprido o pagamento das verbas definidas pelo tribunal e de “perseguição de caráter pessoal” ao aprovar o despedimento quando, na mesma sessão, foi aprovada uma alteração ao mapa de pessoal.

Esta alteração prevê a abertura de concurso para a contratação de 80 funcionários.

Manuel Pereira, dirigente do STAL, informou que “os trabalhadores não vão acatar esta decisão” e que “se a Nazaré Qualifica entregar cartas de despedimento aos trabalhadores o sindicato vai impugnar juridicamente” a decisão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Tribunal da Pederneira deverá estar concluído em breve

O vice-presidente da Câmara Municipal da Nazaré, afirmou em reunião do executivo, e em resposta ao vereador da oposição, João Paulo Delgado, acerca do ponto de situação das obras do tribunal da Pederneira, que estas deverão estar concluídas nos próximos dias....

Tribunal

CDU preocupada com possível aumento da dívida do executivo nazareno

A CDU da Nazaré considera que os conflitos de justiça em que antigo presidente da câmara, Walter Chicharro, conjuntamente com o seu braço direito e assessor jurídico, estiveram envolvidos, vão trazer inúmeros prejuízos à autarquia. A baixo, segue o comunicado,...

cmn