Q

Previsão do tempo

21° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
21° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 26° C
21° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 26° C

Deputados do PS recomendam ao Governo a reabilitação da Linha do Oeste

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os deputados do PS querem a reabilitação da linha do Oeste, vista como mais um meio de promoção da economia.

Para os deputados José Miguel Medeiros, António Sales e Odete João (e João Paulo Correia e Luís Moreira Testa – coordenadores dos parlamentares do PS nas comissões de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa e de Economia, Inovação e Obras Públicas), se a linha for “melhorada” e for “garantida a qualidade da oferta de serviços da CP”, a Linha do Oeste poderá ser “uma alternativa eficaz à utilização de veículo automóvel para a acessibilidade ao litoral Oeste, permitindo-lhe cumprir a sua vocação estruturante e estratégica para o país e a região”.

No documento, os socialistas lembram que “a linha ferroviária do Oeste foi projetada com o objetivo de servir as populações do litoral entre Lisboa e a Figueira da Foz, bem como poder constituir-se como uma alternativa à linha do Norte”, mas “não foi objeto dos investimentos significativos de adequação às necessidades e exigência dos tempos”.

Além disso, “nunca foi realizada a ligação à linha do Norte, conforme previsto inicialmente, nem tão pouco se procedeu à sua eletrificação”.

Os deputados salientam que “a própria administração da CP defende que a Linha do Oeste foi das que teve mais procura nos últimos anos”.

“Aliás, este aumento de procura e de movimento de passageiros resultou de uma simples alteração que conduziu ao reforço do eixo Caldas da Rainha – Coimbra, levando a que a procura tenha tido um acréscimo superior a 150% quando comparado com o ano de 2011. Em termos de receita para a empresa, este aumento foi mais do que proporcional porque anteriormente os comboios dirigiam-se para a estação da Figueira da Foz e agora vão para Coimbra, o que melhora a relação passageiros x quilómetros percorridos”, refere ainda a recomendação.

Segundo os socialistas, verificou-se uma “redução de custos na linha de 7,3 para 5,7 milhões de euros” e, “ao contrário do que o anterior Governo tentou implementar, [linha] tem procura, tem oferta, precisando contudo da modernização que lhe é devida”, nomeadamente a “eletrificação” e a “instalação de modernos sistemas de telecomunicações e sinalização”.

Além das questões ambientais, uma vez que o comboio é um “meio de transporte menos poluente”, os deputados entendem que as intervenções garantem “uma inequívoca melhoria da segurança, pela eliminação das passagens de nível e a melhoria dos sistemas de sinalização e do próprio material circulante e a existência de uma verdadeira alternativa à Linha do Norte, descongestionando-a e permitindo soluções simples e eficazes nos momentos em que, por razões climatéricas, de acidentes ou de outra natureza, esta se encontre interditada, como acontece várias vezes ao longo do ano, entre Lisboa e o Entroncamento ou mesmo Pombal ou Coimbra”.

Apesar de o Governo prever um investimento na Linha do Oeste de cerca de 107 milhões de euros, os deputados consideram o valor “insuficiente”, “uma vez que deixará sem intervenção o troço Caldas da Rainha-Linha do Norte e, mais grave, sem calendarização e sem projeto de execução”.

“Compreendendo que o investimento previsto nesta fase se concentre no troço Lisboa-Caldas da Rainha, atenta a programação financeira já definida e as limitações orçamentais existentes, considera-se, no entanto, fundamental que, desde já, se estude e projete todo o percurso da linha até ao entroncamento com a Linha do Norte por forma a garantir a sua inclusão numa próxima fase de programação financeira e calendarização dos investimentos na via-férrea”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Canil municipal na Nazaré sem capacidade para mais animais

O canil municipal na Nazaré atingiu o limite da sua capacidade de acolhimento de animais e recebe diariamente apelos para a recolha de ninhadas ou de canídeos encontrados a deambular pelo concelho, com sinais de desorientação. Segundo o grupo de voluntários que...

canil 1

Alfeizerão regressa à época Medieval de 14 a 16 de julho

Alfeizerão Medieval, um evento com entrada gratuita, que vai recriar os tempos em que cristãos e mouros conviviam naquela terra, sob o domínio dos monges de Cister, vai decorrer de 14 a 16 de julho. O mercado medieval vai ficar instalado num espaço de mais de...

mediaval

Despiste aparatoso junto à Pousada da Juventude de Alfeizerão

Uma mulher de 37 anos sofreu ferimentos ligeiros após uma queda aparatosa do veículo que conduzia, ao princípio da manhã do passado dia 19, na ravina junto à Pousada da Juventude de Alfeizerão. O despiste aconteceu entre as seis e meia e as sete da manhã, numa...

despistepousada