Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Património da Estremadura quer mosteiro de Alcobaça como panteão nacional

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O presidente do Centro do Património da Estremadura - CEPAE, Micael Sousa, defende que os mosteiros da Batalha e de Alcobaça devem receber o estatuto de panteão nacional e criar uma parceria a partir desse estatuto.

A sugestão surge na sequência do pedido feito pelo município da Batalha aos grupos parlamentares com assento na Assembleia da República para que, depois de terem aprovado o Mosteiro dos Jerónimos como panteão nacional, o façam também relativamente ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha.

O CEPAE acompanha a ambição da Batalha e entende que a iniciativa deve ser alargada a Alcobaça, já que, tal como a Batalha, é também panteão real.

“Não querendo banalizar o estatuto, ambos poderiam defender e assumir uma eventual parceria nesta matéria, suportados e fortalecidos pelo restante património regional, nas suas várias dimensões”, diz o presidente do CEPAE.

O dirigente lembra que “o Mosteiro de Alcobaça detém importantes túmulos de figuras proeminentes da história de Portugal, como D. Afonso III, responsável pela estabilização política, reconquista do sul do país e primeiras cortes alargadas ao povo e os famosos D. Pedro e D. Inês de Castro, entre outros”.

Micael Sousa acredita que, a partir do estatuto de panteão nacional, ambos os mosteiros podem criar “uma forte estratégia e práticas de valorização do património da região em rede”.

“Este estatuto, que é claramente simbólico, poderá trazer mais notoriedade ao património existente. O CEPAE será a favor desta e de todas as iniciativas que contribuam para salvaguardar e valorizar o património da região”.

Já o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, lembra que o Mosteiro de Alcobaça já detém, como o da Batalha, “estatuto de panteão real, tendo sido o segundo da monarquia nacional”. O autarca entende que “terá de ser a Direção-Geral do Património Cultural a pronunciar-se” sobre a eventualidade de vir a ser panteão nacional.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno