Q

Previsão do tempo

17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
17° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C

Património da Estremadura quer mosteiro de Alcobaça como panteão nacional

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O presidente do Centro do Património da Estremadura - CEPAE, Micael Sousa, defende que os mosteiros da Batalha e de Alcobaça devem receber o estatuto de panteão nacional e criar uma parceria a partir desse estatuto.

A sugestão surge na sequência do pedido feito pelo município da Batalha aos grupos parlamentares com assento na Assembleia da República para que, depois de terem aprovado o Mosteiro dos Jerónimos como panteão nacional, o façam também relativamente ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha.

O CEPAE acompanha a ambição da Batalha e entende que a iniciativa deve ser alargada a Alcobaça, já que, tal como a Batalha, é também panteão real.

“Não querendo banalizar o estatuto, ambos poderiam defender e assumir uma eventual parceria nesta matéria, suportados e fortalecidos pelo restante património regional, nas suas várias dimensões”, diz o presidente do CEPAE.

O dirigente lembra que “o Mosteiro de Alcobaça detém importantes túmulos de figuras proeminentes da história de Portugal, como D. Afonso III, responsável pela estabilização política, reconquista do sul do país e primeiras cortes alargadas ao povo e os famosos D. Pedro e D. Inês de Castro, entre outros”.

Micael Sousa acredita que, a partir do estatuto de panteão nacional, ambos os mosteiros podem criar “uma forte estratégia e práticas de valorização do património da região em rede”.

“Este estatuto, que é claramente simbólico, poderá trazer mais notoriedade ao património existente. O CEPAE será a favor desta e de todas as iniciativas que contribuam para salvaguardar e valorizar o património da região”.

Já o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, lembra que o Mosteiro de Alcobaça já detém, como o da Batalha, “estatuto de panteão real, tendo sido o segundo da monarquia nacional”. O autarca entende que “terá de ser a Direção-Geral do Património Cultural a pronunciar-se” sobre a eventualidade de vir a ser panteão nacional.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Protocolo do Rendimento Social de Inserção celebrou 15º aniversário

O 15º aniversário do protocolo de RSI (Rendimento Social de Inserção), onde estiveram presentes representantes da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, do Município, entidades pertencentes ao NLI (Núcleo Local de Inserção) e outros técnicos municipais,...

protocolo

Câmara Municipal lança concurso de ideias para requalificação urbana

Está decorrer um concurso de ideias para o projeto de requalificação da envolvente urbana do Castelo de Alcobaça. Trata-se de um desafio que a autarquia lançou à comunidade para que contribua com projetos de intervenção no conjunto das ruas que fazem a ligação...

requalificacao

PS pergunta pelos projetos de Alcobaça candidatos ao PRR

A deputada municipal do PS, Eugénia Rodrigues, perguntou pelos projetos que a autarquia candidatou ao PRR – Plano de Resiliência e Recuperação do Governo português, recentemente aprovado em Bruxelas. O Presidente da Câmara, Herminio Rodrigues, explicou que está...