Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
Cine-Teatro de Alcobaça

Rondó da Carpideira recicla legado de Michel Giacometti

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No próximo sábado, pelas 21h30, o Cine-Teatro de Alcobaça acolhe o projeto “Rondó da Carpideira”, uma iniciativa multidisciplinar de música e vídeo, criada a partir das recolhas etno-musicais em Portugal de Michel Giacometti para o programa da RTP - "Povo que Canta".
Rondó da Carpideira

Giacometti interessou-se pela música popular portuguesa após visitar o Museu do Homem em Paris. Veio viver para Portugal em 1959 quando soube que tinha tuberculose. Acaba por se fixar em Bragança. Fundou os Arquivos Sonoros Portugueses em 1960. Percorreu o país nas décadas seguintes, até 1982, tendo gravado cantores e músicas tradicionais que o povo cantava no seu quotidiano.

Com Fernando Lopes Graça lançou a “Antologia da Música Regional Portuguesa”, os conhecidos discos de sarapilheira, editados pela Arquivos Sonoros Portugueses em cinco volumes. A partir de 1970 apresentou na RTP, durante três anos, o programa “Povo que Canta”, realizado por Alfredo Tropa.

Em 1981 foi editado, pelo Círculo de Leitores, o “Cancioneiro Popular Português” que contou com a colaboração de Fernando Lopes Graça.

Em 1987 foi inaugurado em Setúbal o Museu do Trabalho. O museu teve importante colaboração de Giacometti na elaboração da exposição “O Trabalho faz o Homem”.

Morreu em Faro no dia 24 de Novembro de 1990 e está sepultado na pequena aldeia de Peroguarda, no concelho de Ferreira do Alentejo. Em 1991, o Museu do Trabalho de Setúbal, com uma vasta colecção de instrumentos agrícolas e objectos do quotidiano recolhidos por Giacometti, passou a denominar-se Museu do Trabalho Michel Giacometti. A reabertura foi em 18 de Maio de 1995. O seu espólio encontra-se também noutros museus, como o Museu Municipal de Ferreira do Alentejo, o Museu da Música Portuguesa (Casa Verdades de Faria, no Monte Estoril) e ainda o Museu Nacional de Etnologia. O documentário “Polifonias – Pace é Saluta, Michel Giacometti” foi realizado em 1997 por Pierre-Marie Goulet. Em 2004 foi lançado o livro “Michel Giacometti – caminho para um museu”, aquando de uma exposição organizada pela Câmara Municipal de Cascais.

O saxofonista Mário Marques, o pianista Daniel Bernardes e o artista visual Gonçalo Tarquínio vão apresentar o novo CD/DVD que presta homenagem a este importante legado documentado por Giacometti, numa recriação contemporânea que recorda um passado tão distante quanto presente.

O conceito do espetáculo é ter músicos em palco a tocar com cantares e tocares registados por Giacometti, com vários momentos de improvisação musical, sempre com base naquilo que foi tocado ou cantado pelos intervenientes nos vídeos (aliando a tradição à modernidade).

“Rondó da Carpideira” é formado por Daniel Bernardes, Mário Marques e Gonçalo Tarquínio.

A entrada custa cinco euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno