Cine-Teatro de Alcobaça

Rondó da Carpideira recicla legado de Michel Giacometti

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No próximo sábado, pelas 21h30, o Cine-Teatro de Alcobaça acolhe o projeto “Rondó da Carpideira”, uma iniciativa multidisciplinar de música e vídeo, criada a partir das recolhas etno-musicais em Portugal de Michel Giacometti para o programa da RTP - "Povo que Canta".
Rondó da Carpideira

Giacometti interessou-se pela música popular portuguesa após visitar o Museu do Homem em Paris. Veio viver para Portugal em 1959 quando soube que tinha tuberculose. Acaba por se fixar em Bragança. Fundou os Arquivos Sonoros Portugueses em 1960. Percorreu o país nas décadas seguintes, até 1982, tendo gravado cantores e músicas tradicionais que o povo cantava no seu quotidiano.

Com Fernando Lopes Graça lançou a “Antologia da Música Regional Portuguesa”, os conhecidos discos de sarapilheira, editados pela Arquivos Sonoros Portugueses em cinco volumes. A partir de 1970 apresentou na RTP, durante três anos, o programa “Povo que Canta”, realizado por Alfredo Tropa.

Em 1981 foi editado, pelo Círculo de Leitores, o “Cancioneiro Popular Português” que contou com a colaboração de Fernando Lopes Graça.

Em 1987 foi inaugurado em Setúbal o Museu do Trabalho. O museu teve importante colaboração de Giacometti na elaboração da exposição “O Trabalho faz o Homem”.

Morreu em Faro no dia 24 de Novembro de 1990 e está sepultado na pequena aldeia de Peroguarda, no concelho de Ferreira do Alentejo. Em 1991, o Museu do Trabalho de Setúbal, com uma vasta colecção de instrumentos agrícolas e objectos do quotidiano recolhidos por Giacometti, passou a denominar-se Museu do Trabalho Michel Giacometti. A reabertura foi em 18 de Maio de 1995. O seu espólio encontra-se também noutros museus, como o Museu Municipal de Ferreira do Alentejo, o Museu da Música Portuguesa (Casa Verdades de Faria, no Monte Estoril) e ainda o Museu Nacional de Etnologia. O documentário “Polifonias – Pace é Saluta, Michel Giacometti” foi realizado em 1997 por Pierre-Marie Goulet. Em 2004 foi lançado o livro “Michel Giacometti – caminho para um museu”, aquando de uma exposição organizada pela Câmara Municipal de Cascais.

O saxofonista Mário Marques, o pianista Daniel Bernardes e o artista visual Gonçalo Tarquínio vão apresentar o novo CD/DVD que presta homenagem a este importante legado documentado por Giacometti, numa recriação contemporânea que recorda um passado tão distante quanto presente.

O conceito do espetáculo é ter músicos em palco a tocar com cantares e tocares registados por Giacometti, com vários momentos de improvisação musical, sempre com base naquilo que foi tocado ou cantado pelos intervenientes nos vídeos (aliando a tradição à modernidade).

“Rondó da Carpideira” é formado por Daniel Bernardes, Mário Marques e Gonçalo Tarquínio.

A entrada custa cinco euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda

Lúcia Loureiro é a candidata do Chega à Câmara Municipal da Nazaré

Lúcia Loureiro será a cabeça de lista do Chega à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano. Em declarações ao nosso jornal, a candidata afirmou que aceitou "com orgulho, gratidão e, sobretudo, responsabilidade"...

Lucia Loureiro22222