Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 25° C
19° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C
21° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C

Municípios do Oeste querem criar projeto intermunicipal de recolha de animais

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Está em curso o estudo para a criação de um projeto intermunicipal de recolha de animais no Oeste. O presidente da OesteCim, Pedro Folgado, explicou à agência Lusa a vontade de criar “dois ou três centros de recolha [de animais] intermunicipais para servirem respetivamente os concelhos do norte, centro e sul da região”.

A hipótese de criação dos primeiros centros de recolha intermunicipais do país foi discutida entre os 12 municípios da OesteCim e André Miguel, deputado do PAN (Pessoas Animais Natureza).

Nem todos os municípios integrados na comunidade intermunicipal têm centros de recolha oficiais.

Os municípios defendem a criação de duas ou três estruturas intermunicipais, mas, sublinhou o presidente, é importante saber primeiro “o que o Governo tem em vista em termos de descentralização de competências para os municípios e qual o envelope financeiro associado”, para depois as autarquias se organizarem em termos do investimento, que “é elevado”.

Da reunião do conselho Intermunicipal, onde se falou da recolha de animais, saiu também a aceitação unânime de todos os concelhos “se agregarem em termos de abastecimento de água e saneamento ‘em baixa’ para fazer face aos financiamentos”.

Apesar do acordo, os municípios reclamam “um estudo sustentado” que justifique as vantagens da agregação em cada um dos concelhos, documento para o qual vão “solicitar ajuda ao secretário de Estado do Ambiente.

Na reunião que vão pedir ao governante os autarcas querem ainda “saber qual o timing para esta agregação” e ver respondidas dúvidas sobre “uma série de parâmetros importante” para se definir como e quando concretizar a fusão, afirmou Pedro Folgado.

A OesteCim integra os municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Nazaré, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Marcha do Orgulho com mais de 300 participantes

Realizou-se nas Caldas da Rainha, no dia 26 de junho, uma marcha em defesa da comunidade lésbica, gay, bissexual, transgénero e outras orientações de género, com mais de três centenas de manifestantes a rejeitarem serem discriminados e a reclamarem por condições...

marcha1

Arrancaram obras na linha férrea entre Caldas e Torres

A Infraestruturas de Portugal deu início, no dia 28 de junho, à empreitada de modernização do troço da Linha do Oeste entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, após a assinatura do auto de consignação ter tido lugar na estação ferroviária de Caldas da Rainha, com a...

ferrovia