Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
18° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C
18° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C

Municípios do Oeste querem criar projeto intermunicipal de recolha de animais

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Está em curso o estudo para a criação de um projeto intermunicipal de recolha de animais no Oeste. O presidente da OesteCim, Pedro Folgado, explicou à agência Lusa a vontade de criar “dois ou três centros de recolha [de animais] intermunicipais para servirem respetivamente os concelhos do norte, centro e sul da região”.

A hipótese de criação dos primeiros centros de recolha intermunicipais do país foi discutida entre os 12 municípios da OesteCim e André Miguel, deputado do PAN (Pessoas Animais Natureza).

Nem todos os municípios integrados na comunidade intermunicipal têm centros de recolha oficiais.

Os municípios defendem a criação de duas ou três estruturas intermunicipais, mas, sublinhou o presidente, é importante saber primeiro “o que o Governo tem em vista em termos de descentralização de competências para os municípios e qual o envelope financeiro associado”, para depois as autarquias se organizarem em termos do investimento, que “é elevado”.

Da reunião do conselho Intermunicipal, onde se falou da recolha de animais, saiu também a aceitação unânime de todos os concelhos “se agregarem em termos de abastecimento de água e saneamento ‘em baixa’ para fazer face aos financiamentos”.

Apesar do acordo, os municípios reclamam “um estudo sustentado” que justifique as vantagens da agregação em cada um dos concelhos, documento para o qual vão “solicitar ajuda ao secretário de Estado do Ambiente.

Na reunião que vão pedir ao governante os autarcas querem ainda “saber qual o timing para esta agregação” e ver respondidas dúvidas sobre “uma série de parâmetros importante” para se definir como e quando concretizar a fusão, afirmou Pedro Folgado.

A OesteCim integra os municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Nazaré, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Bombeiros preparam-se para emergências obstétricas

Os bombeiros de Óbidos frequentaram um workshop que visou capacitar os tripulantes de ambulância de socorro para estarem preparados quando transportarem grávidas para uma emergência obstétrica. A iniciativa contou com a participação de cerca de sessenta bombeiros,...

obstetrica