A Câmara Municipal aderiu ao Programa Desfibrilhador Automático Externo (DAE) e disponibiliza um desfibrilhador e técnicos habilitados para realizar as manobras de suporte básico de vida e de desfibrilhação nos primeiros minutos, após a ocorrência de paragem cardiorrespiratória.
O Município pretende alargar a rede de Desfibrilhador Automático Externo (DAE) com o equipamento do Posto de Socorro da Praia da Nazaré, já para a próxima época balnear. Quando a vigilância balnear terminar, o aparelho equipará os Bombeiros Voluntários da Nazaré.
Estima-se que ocorram 10.000 casos de paragem cardiorrespiratória (PCR) extra hospitalar, anualmente, no país. Apenas 3% das vítimas sobrevive. O objetivo deste Programa DAE é aumentar a taxa de sobrevivência de uma vítima de PCR para valores que poderão chegar até aos 74% , nos casos em que a desfibrilhação seja administrada nos primeiros 3 minutos após o colapso.
Para o Presidente da Câmara, Walter Chicharro, que também tutela o Serviço Municipal de Proteção Civil, “este é mais um passo no sentido de dotar equipamentos e locais de utilização pública com as melhores condições de socorro à população, aumentando, com isso, a segurança dos munícipes e dos que nos visitam”.
Um dos aparelhos ficará ao serviço dos utilizadores do complexo desportivo (Pavilhões Municipais, Estádio), e outro, a adquirir, irá estar ao serviço dos munícipes e visitantes.
0 Comentários