Na mostra “600 anos da conquista de Ceuta” (21 de agosto de 1415, numa expedição comandada pelo próprio rei D. João II), patente no átrio da biblioteca, o público irá conhecer as razões para a conquista daquela cidade marroquina não são ainda hoje suficientemente claras. Um dos objetivos seria o domínio do estreito de Gibraltar e o controle das rotas comerciais que ligavam o Mediterrâneo à Europa Ocidental.
Na apresentação de livros, dia 9 de Abril, às 15h30, no auditório da Biblioteca, o público é convidado a conhecer melhor “1415 – A CONQUISTA DE CEUTA. A 21 de agosto de 1415, 30 anos depois do triunfo em Aljubarrota, os portugueses, novamente liderados por D. João I, conquistaram a primeira praça portuguesa no Norte de África. Seis séculos passados sobre a tomada de Ceuta, os historiadores João Gouveia Monteiro e António Martins da Costa trazem-nos uma reconstituição empolgante desta operação militar, pela voz de quem a viveu e relatou.
O dia 11 é de “Encontro com … Nídia Nair”, a autora e ilustradora do livro Vendedor de Sapatos. A autora conta no seu currículo com várias exposições e ilustrações de livros. A ação decorre às 11h00, no 1º ciclo de ensino, com a deslocação da autora à escola.
No 16, às 16h00, no auditório, regressa a apresentação de livros “ Quem tem coragem”, de José Canita. Este livro tem como principal objetivo inspirar as pessoas e orientá-las profissional e pessoalmente, proporcionando o seu bem-estar e uma vida saudável.
O dia 23, Dia Mundial do Livro, é assinalado com um espetáculo de música e poesia, com “Notas Faladas” (declamação de poesia com acompanhamento musical); António Alves e Patrícia Pescadinha (do canto lírico ao ligeiro) e Isaú (Canção Francesa A Capella). O espetáculo começa às 21h30, e decorrerá na Sala de Adultos
A iniciativa Sábados à tarde na biblioteca reserva muitas atividades gratuitas, a começar pelo dia 2, com oficinas criativas “Parceria D’Alcobaça”, com inicio às 15h00. Nestas oficinas, a imaginação e criatividade estará em ação para proporcionar uma tarde bem passada entre pais e filhos e muito boa disposição.
No dia 9 há “REIKI”, com Sheilla Saldanha, que propõe a aprendizagem dos principais pontos de energia do seu corpo, os chakras e como se manter feliz, tranquilo e em perfeito equilíbrio emocional. Começa às 14h00.
“Pirilampos Sonhadores” é a proposta de dia 16 (15h00), que a INARTEBAÇA traz à Biblioteca. Mais do que uma atividade de hora do conto, este deve ser o momento em que os pais se envolvem na leitura e adquirem ferramentas para usar em casa, ao mesmo tempo que se dão a conhecer e conhecem os seus filhos através de um livro/historia. A Biblioteca torna-se o espaço privilegiado para famílias, onde podem partilhar, brincar, imaginar, conversar, estar presente, sorrir, (des)construir e amar. Um espaço onde se projeta o futuro ao mesmo tempo que se criam memórias extraordinárias.
E, no dia 30, às 15h30, há “Yoga para crianças”, com Andreia Ferreira. Estas sessões promovem um estímulo multissensorial para os bebés pois junta o toque, o movimento, o som e o contacto visual na mesma atividade tornando-a numa experiência rica na partilha do dar e receber entre pais e bebés. É dirigida a pais e filhos (dos 2 aos 4 anos) e vai decorrer na Sala Infantojuvenil
Apesar de gratuitas, todas as atividades obrigam à inscrição, que pode ser feita pelo email: bma.inscricoes@cm-alcobaca.pt.
Mas há mais. A Biblioteca também vai a instituições e junto da comunidade alcobacense, que não se pode deslocar ao edifício sede, com diversas iniciativas de promoção do livro da leitura, e com a recolha de saberes da oralidade.
A Leitura Intemporal”, um serviço de empréstimo nos centros de dia e instituições seniores do concelho de Alcobaça, que funciona às 3ª s feiras, mensalmente, nas instituições do concelho; “Costurar Histórias”, que visa construir tapetes através de um livro, utilizando diversos materiais (feltro, lã …) e tem como objetivo, criar, partilhar e conviver, realizando-se às 4ª feiras, das 14h às 16h, nas Instituições do concelho; “Do Costurar ao contar histórias”, que através dos tapetes feitos a partir de um livro, os idosos que participaram no projeto “Costurar Histórias” gostariam de contar as histórias que construíram; “ Letra a letra vou aprendendo”, uma ação de promoção da literacia na idade pré-escolar, onde é importante desenvolver, estimular e treinar a Consciência Fonológica, por meio de atividades de discriminação auditiva, rimas infantis e contos rimados, que favorecem ludicamente o desenvolvimento do vocabulário, decorrendo com crianças com 5/6 anos com entrada prevista no 1º ciclo no ano letivo seguinte / Centro Escolar de Alcobaça
Além dos livros em papel e da oralidade, as tecnologias são também a ferramenta em promoção neste mês do Livro.
Nos dias 4 e 18, “À DESCOBERTA DO MICROSOFT OFFICE E DA INTERNET…” propõe a iniciação às ferramentas do Microsoft Office – Word, Excel. PowerPoint, sempre às 2ª feiras, com início às 10h30, aberto ao público geral.
As manhãs na Biblioteca também são especiais e têm como principal missão construir novos públicos para estes serviços.
“Vamos, ouvimos, e lemos. Não dói nada”. Sempre à 2ª feiras do mês; ou “ A Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente”, dirigida a grupos escolares e grupos seniores; das 10h30 às 11h30, com visitas guiadas a todos os espaços da biblioteca; ou às 3ª feiras do mês “As histórias vão à escola” do pré-escolar e 1ºciclo, das 10h30 às 11h30.
Entre estas, há muitas mais atividades. O melhor, para quem gosta de livros e de boas histórias, é ficar atento à agenda mensal da Biblioteca e ir passando, com regularidade, pelo local, também para conhecer as novidades regulares.
0 Comentários