Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

Requalificação do acesso e do Forte de S. Miguel Arcanjo avaliada em 1 milhão de euros

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Está em plano um projeto que irá mudar ao aspeto do acesso ao Forte de S. Miguel Arcanjo, edifício que também irá ser requalificado.

1 milhão de euros é o investimento total previsto para a Requalificação do Forte de S. Miguel Arcanjo e dos acessos ao monumento, principal pórtico de visualização das ondas grandes na Praia do Norte no mundo.

O Presidente da Câmara da Nazaré anunciou, durante a reabertura do Forte de S. Miguel Arcanjo, que a Direção Geral do Património Cultural apresentou um projeto para a requalificação daquele monumento, no valor de 500 mil euros.

“A autarquia está disponível para efetuar esse investimento e ficar na posse administrativa do Forte”, afirmou Walter Chicharro, que desde a sua tomada de posse da Presidência da Câmara, em outubro de 2013, desenvolveu vários contactos com a administração central para que a Nazaré pudesse ficar com a posse administrativa deste equipamento cultural.

Na mesma ocasião, Walter Chicharro referiu que a Câmara tem em projeto a requalificação dos acessos à Praia do Norte e ao Forte, num investimento estimado de meio milhão de euros.

Entre vários aspetos, o plano prevê a pavimentação Estrada do Forte e a instalação de um passeio pedonal até à Praia do Norte, onde será embutido o “Passeio da Fama”. Ao longo do percurso, far-se-á a referência ao nome dos que têm levado o nome da Nazaré, e as ondas desta costa, além-fronteiras.

“Será a nossa homenagem a todos quantos têm contribuído para que a Praia do Norte seja, hoje, a mais internacional do país”.

Sem adiantar mais pormenores, o autarca disse que irá apresentar este projeto publicamente, em breve.

O Forte de S. Miguel Arcanjo reabriu ao público, no âmbito de um entendimento entre a Câmara Municipal e a tutela deste equipamento patrimonial, com o concerto de boas-vindas por Nuno Santos Violin, e novos conteúdos.

O objetivo da nova temporada de visitas é atingir as 200 mil visitas e proporcionar o conhecimento de parte da histórica da Nazaré, de um local que se tornou numa referência do surf mundial e das bases científicas sobre a formação da famosa onda gigante da Praia do Norte (Centro Interpretativo do Canhão da Nazaré – Sala Instituto Hidrográfico).

Em 2015, durante os onze meses em que esteve aberto ao público, o Forte foi visitado por 125 mil pessoas.

O espaço reabriu com novos conteúdos expositivos e um novo espaço de atendimento ao visitante, onde se localiza, também, a loja da Praia do Norte, que, em breve, terá mais um produto para venda, as Pranchas para Town-in e GUNS, com a assinatura da empresa CRAVE, desenhadas de propósito para a marca pelo shaper João Vidinha.

“É um forte contributo para o engrandecimento da linha de produtos de merchandising Praia do Norte”, rematou Walter Chicharro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter