Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
13° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
12° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 23° C

Requalificação do acesso e do Forte de S. Miguel Arcanjo avaliada em 1 milhão de euros

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Está em plano um projeto que irá mudar ao aspeto do acesso ao Forte de S. Miguel Arcanjo, edifício que também irá ser requalificado.

1 milhão de euros é o investimento total previsto para a Requalificação do Forte de S. Miguel Arcanjo e dos acessos ao monumento, principal pórtico de visualização das ondas grandes na Praia do Norte no mundo.

O Presidente da Câmara da Nazaré anunciou, durante a reabertura do Forte de S. Miguel Arcanjo, que a Direção Geral do Património Cultural apresentou um projeto para a requalificação daquele monumento, no valor de 500 mil euros.

“A autarquia está disponível para efetuar esse investimento e ficar na posse administrativa do Forte”, afirmou Walter Chicharro, que desde a sua tomada de posse da Presidência da Câmara, em outubro de 2013, desenvolveu vários contactos com a administração central para que a Nazaré pudesse ficar com a posse administrativa deste equipamento cultural.

Na mesma ocasião, Walter Chicharro referiu que a Câmara tem em projeto a requalificação dos acessos à Praia do Norte e ao Forte, num investimento estimado de meio milhão de euros.

Entre vários aspetos, o plano prevê a pavimentação Estrada do Forte e a instalação de um passeio pedonal até à Praia do Norte, onde será embutido o “Passeio da Fama”. Ao longo do percurso, far-se-á a referência ao nome dos que têm levado o nome da Nazaré, e as ondas desta costa, além-fronteiras.

“Será a nossa homenagem a todos quantos têm contribuído para que a Praia do Norte seja, hoje, a mais internacional do país”.

Sem adiantar mais pormenores, o autarca disse que irá apresentar este projeto publicamente, em breve.

O Forte de S. Miguel Arcanjo reabriu ao público, no âmbito de um entendimento entre a Câmara Municipal e a tutela deste equipamento patrimonial, com o concerto de boas-vindas por Nuno Santos Violin, e novos conteúdos.

O objetivo da nova temporada de visitas é atingir as 200 mil visitas e proporcionar o conhecimento de parte da histórica da Nazaré, de um local que se tornou numa referência do surf mundial e das bases científicas sobre a formação da famosa onda gigante da Praia do Norte (Centro Interpretativo do Canhão da Nazaré – Sala Instituto Hidrográfico).

Em 2015, durante os onze meses em que esteve aberto ao público, o Forte foi visitado por 125 mil pessoas.

O espaço reabriu com novos conteúdos expositivos e um novo espaço de atendimento ao visitante, onde se localiza, também, a loja da Praia do Norte, que, em breve, terá mais um produto para venda, as Pranchas para Town-in e GUNS, com a assinatura da empresa CRAVE, desenhadas de propósito para a marca pelo shaper João Vidinha.

“É um forte contributo para o engrandecimento da linha de produtos de merchandising Praia do Norte”, rematou Walter Chicharro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn