Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Centro Hospitalar do Oeste tem novo Conselho de Administração

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O novo Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), nomeado pelo Ministro da Saúde, iniciou funções no dia 1 de fevereiro. Ana Paula Harfouche é a presidente, Filomena Cabeça e Idalécio Lourenço são vogais executivos, António Curado o diretor clínico, e Maria de Lurdes Ponciano a enfermeira-diretora. À exceção do primeiro e do terceiro elementos do conselho de administração, os restantes são quadros do CHO, sendo que António Curado e Filomena Cabeça estão na unidade das Caldas da Rainha e Lurdes Ponciano em Torres Vedras.

A nova presidente do conselho de administração exerceu funções de administradora hospitalar da área financeira no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil – Centro Regional de Oncologia de Lisboa entre 1997 e 2004, e foi diretora do Sistema de Custeio por Atividades Clínicas, o qual foi distinguido, em 2009, com o Prémio das Boas Práticas, na 7ª Edição do Diário Económico.

Desempenhou também funções na Agência de Contratualização e Acompanhamento da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e foi assessora no Ministério da Saúde de maio de 2005 a janeiro de 2008.

Com 51 anos, é doutorada em Gestão e Administração Pública pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. A tese para obtenção do grau de doutor foi sobre “Opções políticas em saúde – efeitos sobre a eficiência hospitalar”.

Professora universitária, tem publicado e desenvolvido vários trabalhos de investigação e feito apresentações a nível nacional e internacional. É autora do livro “Hospitais transformados em empresas – Análise de Impacto na Eficiência: Estudo Comparativo”.

É vice presidente do Conselho Geral da Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão da Saúde desde 2011.

O novo diretor clínico é natural de Soure. Licenciado pela Faculdade de Medicina de Coimbra em 1982, obteve o título de especialista em Gastrenterologia pela Carreira Hospitalar e pela Ordem dos Médicos em 1991. Obteve igualmente a subespecialidade de Hepatologia em 2005.

Está ligado ao hospital das Caldas da Rainha desde 1995 e era diretor do serviço de gastrenterologia desde 1997, tendo assumido já também as funções de diretor do Internato Médico e de diretor do Serviço de Urgências. O último exame de carreira hospitalar que fez data deste ano e tornou-o Assistente Graduado Sénior.

Desempenhou diversos cargos em organismos do setor e foi palestrante em variadíssimos encontros. Foi porta-voz da comissão de utentes “Juntos pelo nosso Hospital”, que lutou contra a reestruturação de serviços do CHO.

Filomena Cabeça nasceu há 57 anos em Moçambique e reside nas Caldas da Rainha. Licenciou-se em 1981 pela faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Foi membro da direção nacional da Ordem dos Farmacêuticos durante doze anos e candidata a bastonária em 2007, só não se tornando a primeira mulher a exercer esse cargo porque a vencedora foi Irene Silveira.

Responsável pela Farmácia do antigo Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, tomou posse no quadro de pessoal em fevereiro de 1989. Tem um extenso currículo como formadora e oradora em reuniões científicas.

Quer António Curado, quer Filomena Cabeça, têm ligações conhecidas com o Partido Socialista.

O CHO abrange uma população direta de cerca de 295 mil habitantes, residentes nos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra. Resultou da junção, em 21 de novembro de 2012, do antigo Centro Hospitalar do Oeste Norte e do antigo Centro Hospitalar de Torres Vedras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bombeiros preparam-se para emergências obstétricas

Os bombeiros de Óbidos frequentaram um workshop que visou capacitar os tripulantes de ambulância de socorro para estarem preparados quando transportarem grávidas para uma emergência obstétrica. A iniciativa contou com a participação de cerca de sessenta bombeiros,...

obstetrica

Maior aumento no preço de arrendamento das casas registado em Alcobaça

No distrito de Leiria, Alcobaça, Nazaré e Leiria atingem o patamar dos Mil euros, por mês, na renda média O Imovirtual, portal imobiliário de referência, divulgou, no final de outubro, o seu barómetro relativo à evolução dos preços médios anunciados de arrendamento...

rotunda