Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 23° C
19° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 22° C

Câmara de Alcobaça negoceia contrato para poupar milhões em água não consumida

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara de Alcobaça está a negociar com a Águas de Lisboa um acordo que irá permitir uma poupança de milhões aos cofres da autarquia na fatura da água.

De acordo com Paulo Inácio, a redução dos encargos com a aquisição de água tem por base “um entendimento com a nova empresa concessionária, que aceitou reduzir o fornecimento em quase 50% , reconhecendo que o contrato anterior estabelecia valores muito excessivos”.

Em causa estão os valores contratados com a anterior concessionária de fornecimento de água ao município, a Águas do Oeste, que estabeleciam a obrigatoriedade de a câmara adquirir um caudal de 3,8 milhões de metros cúbicos (m3) de água.

Ainda segundo o autarca, que sempre considerou “o valor excessivo”, o mesmo “foi definido com base numa previsão de crescimento populacional exponencial que não se verificou”.

Dos 3,8 milhões de águas fornecidos, o concelho consumiu “cerca de 1,4 milhões de m3” e a câmara recusou pagar o valor contratado, o que originou uma dívida de 10 milhões de euros à Águas do Oeste e uma ação em tribunal contra Alcobaça.

Foi o processo de fusão que levou à inclusão da Águas do Oeste na empresa Águas de Lisboa e Vale do Tejo que viabilizou à autarquia a renegociação do contrato, tendo as partes redigido um memorando de entendimento que fixa o fornecimento de água ao concelho em dois milhões de m3.

O documento foi aprovado em reunião de Câmara e irá, em breve, à assembleia municipal.

A Águas do Oeste fornece uma população de 600 mil habitantes dos concelhos de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Mafra, Nazaré, Óbidos, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, sendo todos estes municípios acionistas da empresa à exceção de Mafra, que é apenas cliente.

De acordo com o relatório de contas da empresa, a dívida vencida dos municípios era, no final de 2014, de 21,4 milhões de euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

CDU de Alcobaça preocupada com urgências do Hospital de Alcobaça

A CDU de Alcobaça está preocupada com a falta de resposta nas urgências do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, já que, nos próximos meses, se prevê que existam algumas alterações: As Unidades de Internamento de Curta Duração da Urgência (UCDI) poderão estar...

Hospital

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

Primeiras colheitas de Maçã de Alcobaça indicam quebra de 30%

As primeiras colheitas de Maçã de Alcobaça indicam menos 30% de produção do que num ano normal – algo que o presidente da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, associa às alterações climáticas. Goradas as expectativas de recuperação das quantidades perdidas...

macas