Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

ICEL da Benedita vai criar empresa comercial nos Estados Unidos em 2016

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A ICEL, uma empresa da Benedita, vai criar empresa comercial nos Estados Unidos no próximo ano.

“Vamos instalar uma empresa comercial nos Estados Unidos, cuja constituição e base logística estará concluída em 2016 e que arrancará em janeiro de 2017”, afirmou à agência Lusa Nuno Radamanto, realçando que inicialmente a empresa irá vender nos Estados Unidos e Canadá.

Esta nova empresa terá “uma escala superior” face à que a ICEL – Indústria de Cutelarias da Estremadura vai instalar no Brasil, em janeiro do próximo ano, tendo como parceiro a brasileira VAL PINO, e que se denominará ICEL VAL PINO, salientou o gestor.

“A oferta de produtos de cutelaria que serão comercializados nos Estados Unidos e no Canadá será maior, pois além daqueles que serão vendidos pela ICEL haverá também os da espanhola Bueno Hermanos”, explicou à Lusa Nuno Radamanto, indicando que, numa fase posterior, a empresa que vai ser constituída nos EUA “irá olhar” para os mercados da América Latina, como é o caso da Colômbia.

Fundada há 70 anos, com uma fábrica na Benedita, concelho de Alcobaça, a ICEL é uma empresa familiar de cutelaria que vai na terceira geração e que em 1972 iniciou a exportação, tendo prosseguido um “caminho sustentado, gradual mas contínuo e não ambicioso em demasia”, segundo o gestor.

No pico da crise de 2008, na Espanha e Grécia, que eram mercados de forte exportação para ICEL, a faturação da empresa caiu em cerca de 70% , o que levou a que o fabricante português de facas elegesse os países do sudoeste asiático e do Médio Oriente como novos destinos para aumentar as suas vendas além-fronteiras.

O Dubai passou a ser a plataforma para as vendas nos países do Médio Oriente, enquanto Singapura passou a ser utilizada como plataforma para os países do sudoeste asiático, nomeadamente, o Vietnam, Filipinas e a Tailândia.

As exportações da ICEL representam atualmente 80% da sua faturação global, devendo a empresa encerrar este ano com um volume de negócios na ordem dos 8 milhões de euros, mais 6,7% que em 2014.

Nos últimos três anos, o crescimento da empresa fora de Portugal foi de 14% , enquanto no mercado nacional cresceu 22% , suportada em ganhos de quota de mercado.

“No próximo ano, o crescimento do volume de negócios será mais limitado”, avisou o gestor.

Ao longo dos últimos três anos, a ICEL fez “um esforço comercial e de racionalização de todos os custos”, esclareceu Nuno Radamanto, lembrando ainda que, desde então, a empresa passou também a apostar “em pleno” no seu ‘know how’ técnico e na rentabilidade dos produtos.

A empresa investe, em média, entre 500 mil a 600 mil euros por ano, sendo que a melhoria da capacidade de produção “é contínua”, segundo o responsável da ICEl.

Atualmente, 91% da produção da fábrica na Benedita é constituída por produtos de marca própria, quando há três anos estes representavam 71% do total produzido.

“As vendas atuais com a marca própria permitem à empresa sustentar, por si só, o negócio”, sublinhou Nuno Radamanto, referindo que a China vai ser um dos mercados em que a ICEL vai reforçar a sua aposta no próximo ano.

A ICEL iniciou a exportação direta para as empresas chinesas a partir de Hong Kong há cerca de sete anos e está a “ter um grande sucesso num espaço de tempo curto”, pois a classe média na China “está a crescer e denota uma forte apetência pelos produtos fabricados pela empresa”, segundo o gestor.

Além disso, o setor da hotelaria e restauração “está também em crescimento” no país, que é outro dos compradores de produtos da ICEL, além de influenciar “o gosto da classe média chinesa”, salientou.

A empresa emprega atualmente 168 trabalhadores.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“Hawai de Alfeizerão” é investimento em campismo com charme

O conceito de acampar com elegância e charme vai ser explorado em breve em Alfeizerão, com a criação de um Parque de Glamping, Eco Resort e Parque de Autocaravanas intitulado “Hawai de Alfeizerão”, em construção no Casal da Ponte, num investimento que rondará entre...

alfeizerao1

Nazaré tem PME de Excelência

As PME do concelho da Nazaré foram distinguidas com o selo PME excelência atribuído em novembro pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI). As empresas galardoadas faturaram 11,955 milhões de euros, ou seja, mais 31,51%, e exportaram 3,6 milhões de...

pme