Souto Moura projeta hotel no Mosteiro de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O futuro hotel de charme no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça vai ser projetado pelo arquiteto Eduardo Souto Moura, vencedor do prémio Pritzker 2011, o maior galardão mundial na área da arquitetura.

Com cerca de 80 quartos, o hotel, que representa um investimento de cerca de 15 milhões de euros, deverá ter a classificação de cinco estrelas.

O convite ao arquiteto foi dirigido pelo grupo Visabeira, o único concorrente ao concurso público aberto para a concessão do Claustro do Rachadouro, e que terá nos próximos meses que submeter o projeto à Direção Geral do Património e Cultura.

“Está a decorrer o prazo para a empresa apresentar o anteprojeto, que deverá ficar finalizado até fevereiro, para poder ser avaliado por um júri. Correndo bem, será adjudicado em concessão, ficando o concessionário, a partir daí, com mais um ano para finalizar todo o processo”, explicou Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal

Souto Moura deslocou-se, há um mês, a Alcobaça para efetuar “uma avaliação técnica” e deverá regressar, nos próximos dias, para fazer o levantamento do que necessita para realizar o projeto.

Ainda de acordo com Câmara Municipal de Alcobaça para a abertura deste concurso, um marco histórico da revitalização do Mosteiro de Alcobaça, muito contribuiu a prestação pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Nos últimos anos, a DGPC foi responsável pela recuperação da Sala das Conclusões, do Claustro D. Dinis, pela demolição dos armazéns contíguos ao Jardim do Obelisco, entre outras intervenções que demonstram a sua capacidade de gestão e de reconhecimento do enorme potencial do Mosteiro de Alcobaça.

Paulo Inácio, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, destaca o “total envolvimento e disponibilidade da DGPC na abertura do concurso público para a construção do futuro hotel no Claustro do Rachadouro. A DGPC reconheceu, desde a primeira hora, a importância estratégica de uma estrutura como esta, integrada num monumento que é Património da Humanidade há 25 anos. Demonstrou abertura para o diálogo e foi sensível ao potencial deste projeto, abrindo o procedimento concursal”. A autarquia aguarda com grande expetativa a apresentação, em fevereiro de 2016, do ante-projeto do Hotel.

O Município de Alcobaça agradece à DGPC o excelente relacionamento institucional, como recentemente se comprovou na última edição da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais e na projeção do espetáculo de videomapping, inserido nas comemorações dos 25 anos da classificação do Mosteiro como Património da Humanidade. O apogeu dessas comemorações será a concessão definitiva do Hotel no Claustro do Rachadouro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda