Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Souto Moura projeta hotel no Mosteiro de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O futuro hotel de charme no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça vai ser projetado pelo arquiteto Eduardo Souto Moura, vencedor do prémio Pritzker 2011, o maior galardão mundial na área da arquitetura.

Com cerca de 80 quartos, o hotel, que representa um investimento de cerca de 15 milhões de euros, deverá ter a classificação de cinco estrelas.

O convite ao arquiteto foi dirigido pelo grupo Visabeira, o único concorrente ao concurso público aberto para a concessão do Claustro do Rachadouro, e que terá nos próximos meses que submeter o projeto à Direção Geral do Património e Cultura.

“Está a decorrer o prazo para a empresa apresentar o anteprojeto, que deverá ficar finalizado até fevereiro, para poder ser avaliado por um júri. Correndo bem, será adjudicado em concessão, ficando o concessionário, a partir daí, com mais um ano para finalizar todo o processo”, explicou Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal

Souto Moura deslocou-se, há um mês, a Alcobaça para efetuar “uma avaliação técnica” e deverá regressar, nos próximos dias, para fazer o levantamento do que necessita para realizar o projeto.

Ainda de acordo com Câmara Municipal de Alcobaça para a abertura deste concurso, um marco histórico da revitalização do Mosteiro de Alcobaça, muito contribuiu a prestação pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Nos últimos anos, a DGPC foi responsável pela recuperação da Sala das Conclusões, do Claustro D. Dinis, pela demolição dos armazéns contíguos ao Jardim do Obelisco, entre outras intervenções que demonstram a sua capacidade de gestão e de reconhecimento do enorme potencial do Mosteiro de Alcobaça.

Paulo Inácio, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, destaca o “total envolvimento e disponibilidade da DGPC na abertura do concurso público para a construção do futuro hotel no Claustro do Rachadouro. A DGPC reconheceu, desde a primeira hora, a importância estratégica de uma estrutura como esta, integrada num monumento que é Património da Humanidade há 25 anos. Demonstrou abertura para o diálogo e foi sensível ao potencial deste projeto, abrindo o procedimento concursal”. A autarquia aguarda com grande expetativa a apresentação, em fevereiro de 2016, do ante-projeto do Hotel.

O Município de Alcobaça agradece à DGPC o excelente relacionamento institucional, como recentemente se comprovou na última edição da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais e na projeção do espetáculo de videomapping, inserido nas comemorações dos 25 anos da classificação do Mosteiro como Património da Humanidade. O apogeu dessas comemorações será a concessão definitiva do Hotel no Claustro do Rachadouro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor