Q

Previsão do tempo

  • Saturday 17° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Associação de Pais elege a Cooperação como principal argumento para melhorar educação

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A recém eleita direção da Associação de Pais da Nazaré quer todos os agentes do processo educativo cooperantes para que, no fim, ganhe o ensino, no aumento da qualidade e na atratividade para os jovens qeue frequentam os estabelecimentos de ensino no concelho da Nazaré.

ENTREVISTA A NUNO FERREIRA, PRESIDENTE DA DIREÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS

Região da Nazaré – Qual é o vosso programa de atuação para o atual mandato?

Nuno Ferreira – Desde a formalização até à apresentação da nossa Lista proposemo-nos a três grandes caminhos, a saber: Cooperação, Consolidação e Implementação.

Cooperar com todas as entidades envolvidas no universo escolar de modo a obter o máximo proveito de todos em prol de todos.

Consolidar na essência as medidas tomadas pela anterior direcção, à qual gostaríamos de dirigir publicamente o nosso cumprimento, e que se encontram em curso, tentando sempre que possível melhorar ou acrescentar valor.

Implementação de acções ou medidas que visem como objectivo final o melhoramento dos comportamentos ao nível do rendimento, do gosto pela escola e do aproveitamento.

Região da Nazaré – Que papel desempenha uma Associação de Pais no processo educativo?

Nuno Ferreira – A Associação de Pais em traços gerais tem a ambição de acompanhar de perto e estar presente em todo o processo educativo, tentando essencialmente estreitar a ligação entre os educandos com o corpo docente, técnicos educativos, auxiliares educativos, coordenações e direcção do agrupamento escolar.

Região da Nazaré – Como aperfeiçoar a articulação escola-família e fomentar o envolvimento dos pais na escola?

Nuno Ferreira – Parece-nos que neste particular que a realização de acções onde os pais intervenham directamente é um bom caminho para fomentar o envolvimento, pois permite a ida destes ao estabelecimento escolar com mais frequência, conhecendo melhor o modus operandi do sistema educativo e consequentemente brindar os educandos com uma noção de mais proximidade por parte dos seus pais e encarregados de educação.

Região da Nazaré – Ao nível da atuação da Associação, têm algum mecanismo de intervenção para o caso de processos de comportamento disciplinar dos alunos?

Nuno Ferreira – Parece-nos essencialmente que se for conseguido um maior envolvimento dos intervenientes na socialização dos alunos, ou seja uma estreita relação das famílias com a escola, o comportamento dos alunos sairá refinado, reduzindo drasticamente os casos de comportamentos inadequados ou de menor disciplina.

Região da Nazaré – Embora tenham todos como objetivo a edução e progresso escolar dos alunos, Associações, diretores de agrupamento e coordenadores de Centros Escolares acabam por ter tempos e entendimentos diferentes de atuação para o mesmo fim. Que relacionamento pretendem fomentar com essas duas figuras da gestão escolar?

Nuno Ferreira – Pretendemos fomentar um dos primeiros caminhos a que nos proposemos percorrer que é o da cooperação. Entendemos que só uma cooperação activa entre as entidades intervenientes no processo educativo se poderãomelhorar, e porque não maximizar os comportamentos, posturas e os rendimentos.

Região da Nazaré – O que pode ser feito para melhorar o funcionamento da escola?

Nuno Ferreira – O funcionamento da escola e o seu melhoramento não é um processo estático, é processo activo com constantes actualizações às quais devemos estar atentos. Estou certo que é isso que acontece, e que acima de tudo é pretensão de todos os intervenientes do processo educativo contribuir cada vez mais para a introdução de melhoramentos ao nível de estratégias educativas e de equipamentos.

Região da Nazaré – Que medidas gostaria de implementar de imediato?

Nuno Ferreira – Temos pensado propor a realização de algumas acções que nos parecem pertinentes e que podem vir a conferir mais contributo para os alunos e não só. Neste momento ainda é prematuro a sua divulgação. Primeiramente necessitamos de conseguir a articulação entre os intervenientes e só depois iremos proceder à apresentação das mesmas.

Região da Nazaré – À imagem do que se passa noutros concelhos, existirão, na Nazaré, crianças carenciadas, cujas dificuldades poderão ter reflexos bastante negativos para o seu desenvolvimento individual. Existe, da parte da associação, alguma iniciativa para apoiar estas crianças ou o trabalho? Que papel desempenha/pode desempenhar uma associação na deteção e condução de casos destes a soluções?

Nuno Ferreira – Como decerto se saberá, existem entidades especificas para a detecção e para o encaminhamento, e entidades para o tratamento destes casos. No entanto, pensamos que enquanto Associação temos de estar atentos ao surgimento de novos casos e ao acompanhamento dos actuais, contribuindo para que as entidades especificas possam actuar mais cedo.

Pensamos ainda, que enquanto cidadãos ninguém se deve excluir de ser activo no contributo para que as crianças/indivíduos com estas características possam usufruir das condições mínimas a que tem direito de uma forma equitativa em relação aos outros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Avaliação do excesso de peso e obesidade na escola

Uma avaliação ao peso dos alunos que frequentam a rede pública de ensino pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho da Nazaré indica que 12, 8% apresenta excesso de peso (42,1% masculino; 57,9% feminino), e 14,1% é obeso (54,6 % masculino; 45,4% feminino)....

obesidade