Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 21° C
18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
17° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Peditório rendeu mais de 110 mil euros aos bombeiros das Caldas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os bombeiros das Caldas da Rainha receberam mais de 110 mil euros oferecidos pela população, autarquias e pelos próprios soldados da paz. Cheques gigantes foram entregues à corporação pelos autarcas das doze freguesias do concelho, no passado domingo.

A população das Caldas da Rainha mostra-se agradecida pelo trabalho dos bombeiros e a retribuição traduziu-se no peditório realizado por todo o concelho. Um a um, os presidentes de junta de freguesia entregaram os cheques gigantes com os valores angariados. É cerca de 1/10 do orçamento da associação humanitária e já tem um destino. “Temos três viaturas em fim de vida, ambulâncias de socorro com muitos quilómetros e que precisamos de substituir”, revelou Abílio Camacho, presidente da associação humanitária dos bombeiros das Caldas da Rainha.

“Este cortejo é uma mais-valia. A população tem sido excecional. Há pessoas que nos dão mais do que podem”, sublinhou.

Porta a porta, foram percorridas todas as freguesias. “Os bombeiros são voluntários, têm alguma dificuldade em conseguir verbas e daí as juntas sempre se disponibilizam para ajudar”, comentou Rui Jacinto, presidente da Junta de Freguesia de Salir de Matos, em representação das restantes autarquias.

“A minha freguesia foi fustigada este ano com um grande incêndio que mobilizou 200 homens. Estiveram lá com grande determinação e fizeram um excelente trabalho”, declarou o autarca.

O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, revelou que o Município contribuiu com 20 mil euros, verba fixada até ao fim do mandato. Dantes eram 17 mil euros. Elogiou também “o contributo da população, sem o qual não seria possível manter bombeiros em permanência para que os caldenses se sintam mais seguros”.

Os próprios soldados da paz ofereceram 8248 euros, que deviam receber do dispositivo de combate a incêndios florestais.

“Na condição de bombeiros, mas também na condição de pessoas, queremos ter essa atitude de colaborar e participar para que possamos comprar mais e melhor equipamento”, comentou Nelson Cruz, comandante dos bombeiros das Caldas da Rainha

“Mais importante do que a verba, que nos faz tanta falta, é a consideração, reconhecimento e carinho da população”, frisou.

“Tenho precisado deles várias vezes, é uma instituição que merece todo o apoio”, disse um popular presente na festa no quartel dos bombeiros aberta à população e que culminou o cortejo de oferendas. “É um bem que temos na nossa comunidade para nos ajudar”, afirmou outra participante no evento.

Uma vez que corporação está ainda de luto pelo recente desaparecimento do comandante Sales Henriques, do ajudante José Domingos e do autarca Vasco de Oliveira, não se realizou o habitual espetáculo com Rebeca, mas manteve-se o beberete oferecido à população.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bombeiros preparam-se para emergências obstétricas

Os bombeiros de Óbidos frequentaram um workshop que visou capacitar os tripulantes de ambulância de socorro para estarem preparados quando transportarem grávidas para uma emergência obstétrica. A iniciativa contou com a participação de cerca de sessenta bombeiros,...

obstetrica

Maior aumento no preço de arrendamento das casas registado em Alcobaça

No distrito de Leiria, Alcobaça, Nazaré e Leiria atingem o patamar dos Mil euros, por mês, na renda média O Imovirtual, portal imobiliário de referência, divulgou, no final de outubro, o seu barómetro relativo à evolução dos preços médios anunciados de arrendamento...

rotunda