Q

Previsão do tempo

7° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 14° C
7° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 15° C
4° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 15° C

Peditório rendeu mais de 110 mil euros aos bombeiros das Caldas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os bombeiros das Caldas da Rainha receberam mais de 110 mil euros oferecidos pela população, autarquias e pelos próprios soldados da paz. Cheques gigantes foram entregues à corporação pelos autarcas das doze freguesias do concelho, no passado domingo.

A população das Caldas da Rainha mostra-se agradecida pelo trabalho dos bombeiros e a retribuição traduziu-se no peditório realizado por todo o concelho. Um a um, os presidentes de junta de freguesia entregaram os cheques gigantes com os valores angariados. É cerca de 1/10 do orçamento da associação humanitária e já tem um destino. “Temos três viaturas em fim de vida, ambulâncias de socorro com muitos quilómetros e que precisamos de substituir”, revelou Abílio Camacho, presidente da associação humanitária dos bombeiros das Caldas da Rainha.

“Este cortejo é uma mais-valia. A população tem sido excecional. Há pessoas que nos dão mais do que podem”, sublinhou.

Porta a porta, foram percorridas todas as freguesias. “Os bombeiros são voluntários, têm alguma dificuldade em conseguir verbas e daí as juntas sempre se disponibilizam para ajudar”, comentou Rui Jacinto, presidente da Junta de Freguesia de Salir de Matos, em representação das restantes autarquias.

“A minha freguesia foi fustigada este ano com um grande incêndio que mobilizou 200 homens. Estiveram lá com grande determinação e fizeram um excelente trabalho”, declarou o autarca.

O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, revelou que o Município contribuiu com 20 mil euros, verba fixada até ao fim do mandato. Dantes eram 17 mil euros. Elogiou também “o contributo da população, sem o qual não seria possível manter bombeiros em permanência para que os caldenses se sintam mais seguros”.

Os próprios soldados da paz ofereceram 8248 euros, que deviam receber do dispositivo de combate a incêndios florestais.

“Na condição de bombeiros, mas também na condição de pessoas, queremos ter essa atitude de colaborar e participar para que possamos comprar mais e melhor equipamento”, comentou Nelson Cruz, comandante dos bombeiros das Caldas da Rainha

“Mais importante do que a verba, que nos faz tanta falta, é a consideração, reconhecimento e carinho da população”, frisou.

“Tenho precisado deles várias vezes, é uma instituição que merece todo o apoio”, disse um popular presente na festa no quartel dos bombeiros aberta à população e que culminou o cortejo de oferendas. “É um bem que temos na nossa comunidade para nos ajudar”, afirmou outra participante no evento.

Uma vez que corporação está ainda de luto pelo recente desaparecimento do comandante Sales Henriques, do ajudante José Domingos e do autarca Vasco de Oliveira, não se realizou o habitual espetáculo com Rebeca, mas manteve-se o beberete oferecido à população.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Marcha do Orgulho com mais de 300 participantes

Realizou-se nas Caldas da Rainha, no dia 26 de junho, uma marcha em defesa da comunidade lésbica, gay, bissexual, transgénero e outras orientações de género, com mais de três centenas de manifestantes a rejeitarem serem discriminados e a reclamarem por condições...

marcha1

Arrancaram obras na linha férrea entre Caldas e Torres

A Infraestruturas de Portugal deu início, no dia 28 de junho, à empreitada de modernização do troço da Linha do Oeste entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, após a assinatura do auto de consignação ter tido lugar na estação ferroviária de Caldas da Rainha, com a...

ferrovia