Q

Previsão do tempo

11° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 12° C
11° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 13° C
10° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 12° C

Corpo de baleia com 18 metros deu à costa em praia de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O corpo de uma baleia com cerca de 18 metros de comprimento deu à costa, no passado dia 23, na praia do Vale Furado, em Pataias, no concelho de Alcobaça. Os trabalhos de remoção do cadáver revelaram-se complicados.

“Os trabalhos iniciaram-se, como o previsto, durante a manhã de quinta-feira, mas tiveram que ser suspensos porque a praia-mar (15h00) colocava em perigo as máquinas envolvidas, tendo sido retomadas depois do mar oferecer as condições de segurança”, explicou o comandante da Capitania do Porto da Nazaré, Paulo Agostinho, acrescentando que “o animal foi rebocado até à Praia da Légua, onde os técnicos do Centro de Quiaios efetuaram cortes para facilitar o transporte bem como a recolha de amostras para estudo”.

De acordo com o Comandante Paulo Agostinho “foi um trabalho muito difícil, de uma complexidade extrema, uma vez que não há acesso ao local nem por terra nem por mar, a operação de remoção da baleia ficou concluida por volta da meia-noite de quinta-feira ”.

O animal estava muito magro, o que é indicador de que estaria doente, tendo acabado por dar à costa, já morto.

Tratava-se de uma baleia de espécie comum, com cerca de 18 metros de comprimento e com um peso de 15 toneladas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Troço do IC2 entre Rio Maior e Alcobaça está requalificado

A Infraestruturas de Portugal informou que foi concluída a empreitada de beneficiação do troço do IC2, com 20,3 quilómetros de extensão, entre o nó da Asseiceira, no concelho de Rio Maior, e a zona urbana de Freires, no concelho de Alcobaça. A intervenção envolveu...

Ministra da Coesão Territorial inaugura Centro Escolar de Alfeizerão

O Centro Escolar de Alfeizerão, em funcionamento desde 2023, foi inaugurado na presença dos ainda ministros do Governo de António Costa, no início deste ano. O Presidente da Câmara de Alcobaça fala de mais um equipamento que reforça a coesão territorial. “A nossa...

centro escolar