Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 17° C
13° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C

Corpo de baleia com 18 metros deu à costa em praia de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O corpo de uma baleia com cerca de 18 metros de comprimento deu à costa, no passado dia 23, na praia do Vale Furado, em Pataias, no concelho de Alcobaça. Os trabalhos de remoção do cadáver revelaram-se complicados.

“Os trabalhos iniciaram-se, como o previsto, durante a manhã de quinta-feira, mas tiveram que ser suspensos porque a praia-mar (15h00) colocava em perigo as máquinas envolvidas, tendo sido retomadas depois do mar oferecer as condições de segurança”, explicou o comandante da Capitania do Porto da Nazaré, Paulo Agostinho, acrescentando que “o animal foi rebocado até à Praia da Légua, onde os técnicos do Centro de Quiaios efetuaram cortes para facilitar o transporte bem como a recolha de amostras para estudo”.

De acordo com o Comandante Paulo Agostinho “foi um trabalho muito difícil, de uma complexidade extrema, uma vez que não há acesso ao local nem por terra nem por mar, a operação de remoção da baleia ficou concluida por volta da meia-noite de quinta-feira ”.

O animal estava muito magro, o que é indicador de que estaria doente, tendo acabado por dar à costa, já morto.

Tratava-se de uma baleia de espécie comum, com cerca de 18 metros de comprimento e com um peso de 15 toneladas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Timorenses acolhidos por Alcobaça aguardam ofertas de emprego

40 migrantes de nacionalidade timorense foram alojados na Pousada da Juventude de Alfeizerão, em Alcobaça. “São na maioria jovens entre os 20 e os 30 anos, que vieram encaminhados pela Segurança Social de Leiria”, segundo o presidente da Câmara de Alcobaça,...

24ª Mostra Internacional Doces & Licores Conventuais regressa ao Mosteiro

De 17 a 20 de novembro, Alcobaça estará, uma vez mais, no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência. A 24.ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça “tem como novidade o alargamento do espaço de exposição para três...

cornucopias