Árvore centenária abatida

Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A árvore centenária do Largo das Caldeiras foi abatida na passada segunda feira. Apesar da insatisfação de muitos munícipes Nazarenos, a decisão unânime foi tomada pelo executivo camarário no dia 17 de fevereiro de 2014 após informação dos serviços sobre parecer pedido ao ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e cuja resposta foi emitida a 04 de junho de 2013, referindo o potencial risco de cair sobre" edifícios vizinhos, pessoas e bens".

A árvore de grande porte, “Araucaria”, já tinha sido classificada pelo mesmo Instituto em 1995 como sendo de “interesse público”, tendo perdido esta classificação após o temporal de 19 de janeiro de 2013, pois a entidade competente entendeu que o desequilíbrio provocado não poderia ser atenuado com cabos para segurar esta árvore pouco avistada em território português.

Nas redes sociais circularam muitos comentários anti-abate desta espécie centenária alertando para o facto de ela ser parte integrante do património na-tural e da memória coletiva da Nazaré.

Sobre a deliberação camarária de concordar com o parecer do ICNF já passou muito mais de ano e meio e sobre o temporal de 19 de janeiro de 2013, faltam 2 meses para perfazer três anos sobre o desequilíbrio da tão velhinha árvore que assistiu a transformações tão profundas na vila.

É caso para pensar que a “Araucaria” do Largo das Caldeiras resistiu do alto dos seus 103 anos às chuvas, aos vendavais, mas não à vontade dos homens. Da sua existência sobra-nos a memória e a foto ao lado que nos recorda que, afinal, “As árvores morrem de pé”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda