Mostra de doces aposta em espetáculo inédito para atrair 50 mil pessoas

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Aproxima-se um fim de semana doce em Alcobaça com a realização de mais uma edição da Mostra dos Doces Conventuais.

O presidente da câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, acredita que “esta poderá ser a maior mostra [Internacional de Doces & Licores Conventuais] de sempre”, esperando que o espetáculo de ‘vídeo mapping’, que será projetado na fachada do mosteiro, “atraia cerca de 50 mil pessoas”.

Criado pela Ocubo.com, o espetáculo intitulado “Alcobaça – A Luz do Amor” vai transformar os 200 metros da fachada do mosteiro “numa parede de luz imersiva sobre a qual os surpreendentes episódios históricos se sucedem”, revelou a organização, sublinhando que aquela será “a maior projeção feita numa única fachada em Portugal”.A banda sonora inclui composições originais, concebidas especialmente para este espetáculo, e música dos alcobacenses The Gift.

O espetáculo contará a história do próprio mosteiro, “evidenciando o extraordinário papel dos monges da Ordem de Cister e a importância das suas atividades no desenvolvimento social, cultural e económico da região”, revelou a autarquia na apresentação da mostra que irá decorrer entre esta quinta-feira e domingo. O vídeo mapping “Alcobaça-A Luz do Amor,” será exibido no seguinte horário:Quinta, 19 nov: 20h00, 21h00, 22h00 e 23h15; Sexta, 20 nov: 20h00, 21h00, 22h00 e 23h15; Sábado, 21 nov.: 20h00, 21h00, 22h00 e 23h15

A integração do ‘vídeo mapping’ na XVII Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais insere-se na celebração do legado cisterciense, no ano em que se assinalam os 900 anos da Casa Mãe da Ordem de Cister – a Abadia de Claraval, em França, e os 25 anos da classificação do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça como Património Mundial da UNESCO.

O espetáculo tem um orçamento a rondar os 70 mil euros, 50 mil dos quais “comparticipados pelo Turismo do Centro e o restante assegurado pelas receitas de bilheteira”, esclareceu Paulo Inácio.

A este montante se juntam outros cerca de 60 mil euros para a realização da mostra da melhor doçaria conventual, contendo este ano como a participação das ordens de Cister, Santa Clara e São Bento.

Cornucópias, Pão-de-Ló de Alfeizerão e ginja de Alcobaça juntam-se aos Pastéis de Santa Clara (Coimbra), Brisas da Liz (Leiria), Licor de Singeverga (Roriz – Santo Tirso), D. Rodrigo (Portimão), Pão de Rala (Alentejo), Trouxas do Mondego (Tentúgal) e Pudim Abade de Priscos (Braga) numa viagem gastronómica em que os melhores se podem habilitar aos concursos para obter o prémio de melhor doce ao melhor licor.

A mostra conta ainda com a representação de abadias cistercienses de Espanha, França e Bélgica, sendo que esta última levará, mais uma vez, ao certame a cerveja conventual.

Um programa de animação recheado de música e evocação histórica completa os atrativos do certame visitado o ano passado, segundo a câmara, por cerca de 40 mil pessoas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda