Q

Previsão do tempo

13° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C
13° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C
13° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C

Centro de acolhimento de Alfeizerão apoia vítimas de violência

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro foi inaugurado há onze meses e já recebeu cerca de duas centenas de pessoas que fogem de situações de desproteção social.

O centro de acolhimento da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão, inaugurado no final ano passado, já acolheu mais de 150 pessoas, com idades compreendidas entre os 3 meses e os 90 anos.

O despejo, casos de incêndios ou inundações, e várias histórias de vítimas de violência doméstica foram as principais razões de entrada dos utentes naquela instituição, segundo a qual, a média de idades dos que ali procuraram abrigo situa-se no intervalo dos 30 aos 60 anos.

Segundo os técnicos, estas situações de violência acontecem maioritariamente nas épocas festivas, como o Natal e Ano Novo, devido ao consumo de bebidas alcoólicas que muitas vezes faz disparar a violência.

No cento, as vítimas beneficiam de uma permanência de 72 horas, sendo mais tarde transferidas, acabando, muitas vezes, por fugir e voltar para junto dos agressores. Existe também o acolhimento temporário dos 3 aos 6 meses, ou até a pessoa conseguir encontrar uma situação de residência estável.

O provedor José Luís Castro afirmou que “nestes primeiros meses, desde o nascimento da instituição, tem sido uma aprendizagem constante”.

“Os procedimentos são ajustados às novas realidades e aparecem muitas pessoas que pertencem ao distrito”, mas também já se acolheram pessoas provenientes de Almeirim e Alpiarça, que procuraram os serviços em busca de auxílio no momento de dificuldade que estão a viver.

O Centro tem como função acolher pessoas em situações de emergência, de contexto provisório, que determinam internamento, até se encontrar solução estrutural definitiva.

O Centro de Acolhimento Temporário funciona nas antigas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Timorenses acolhidos por Alcobaça aguardam ofertas de emprego

40 migrantes de nacionalidade timorense foram alojados na Pousada da Juventude de Alfeizerão, em Alcobaça. “São na maioria jovens entre os 20 e os 30 anos, que vieram encaminhados pela Segurança Social de Leiria”, segundo o presidente da Câmara de Alcobaça,...