Q

Previsão do tempo

10° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
11° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
10° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C

Centro de acolhimento de Alfeizerão apoia vítimas de violência

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro foi inaugurado há onze meses e já recebeu cerca de duas centenas de pessoas que fogem de situações de desproteção social.

O centro de acolhimento da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão, inaugurado no final ano passado, já acolheu mais de 150 pessoas, com idades compreendidas entre os 3 meses e os 90 anos.

O despejo, casos de incêndios ou inundações, e várias histórias de vítimas de violência doméstica foram as principais razões de entrada dos utentes naquela instituição, segundo a qual, a média de idades dos que ali procuraram abrigo situa-se no intervalo dos 30 aos 60 anos.

Segundo os técnicos, estas situações de violência acontecem maioritariamente nas épocas festivas, como o Natal e Ano Novo, devido ao consumo de bebidas alcoólicas que muitas vezes faz disparar a violência.

No cento, as vítimas beneficiam de uma permanência de 72 horas, sendo mais tarde transferidas, acabando, muitas vezes, por fugir e voltar para junto dos agressores. Existe também o acolhimento temporário dos 3 aos 6 meses, ou até a pessoa conseguir encontrar uma situação de residência estável.

O provedor José Luís Castro afirmou que “nestes primeiros meses, desde o nascimento da instituição, tem sido uma aprendizagem constante”.

“Os procedimentos são ajustados às novas realidades e aparecem muitas pessoas que pertencem ao distrito”, mas também já se acolheram pessoas provenientes de Almeirim e Alpiarça, que procuraram os serviços em busca de auxílio no momento de dificuldade que estão a viver.

O Centro tem como função acolher pessoas em situações de emergência, de contexto provisório, que determinam internamento, até se encontrar solução estrutural definitiva.

O Centro de Acolhimento Temporário funciona nas antigas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno