Centro de acolhimento de Alfeizerão apoia vítimas de violência

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro foi inaugurado há onze meses e já recebeu cerca de duas centenas de pessoas que fogem de situações de desproteção social.

O centro de acolhimento da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão, inaugurado no final ano passado, já acolheu mais de 150 pessoas, com idades compreendidas entre os 3 meses e os 90 anos.

O despejo, casos de incêndios ou inundações, e várias histórias de vítimas de violência doméstica foram as principais razões de entrada dos utentes naquela instituição, segundo a qual, a média de idades dos que ali procuraram abrigo situa-se no intervalo dos 30 aos 60 anos.

Segundo os técnicos, estas situações de violência acontecem maioritariamente nas épocas festivas, como o Natal e Ano Novo, devido ao consumo de bebidas alcoólicas que muitas vezes faz disparar a violência.

No cento, as vítimas beneficiam de uma permanência de 72 horas, sendo mais tarde transferidas, acabando, muitas vezes, por fugir e voltar para junto dos agressores. Existe também o acolhimento temporário dos 3 aos 6 meses, ou até a pessoa conseguir encontrar uma situação de residência estável.

O provedor José Luís Castro afirmou que “nestes primeiros meses, desde o nascimento da instituição, tem sido uma aprendizagem constante”.

“Os procedimentos são ajustados às novas realidades e aparecem muitas pessoas que pertencem ao distrito”, mas também já se acolheram pessoas provenientes de Almeirim e Alpiarça, que procuraram os serviços em busca de auxílio no momento de dificuldade que estão a viver.

O Centro tem como função acolher pessoas em situações de emergência, de contexto provisório, que determinam internamento, até se encontrar solução estrutural definitiva.

O Centro de Acolhimento Temporário funciona nas antigas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Lúcia Loureiro é a candidata do Chega à Câmara Municipal da Nazaré

Lúcia Loureiro será a cabeça de lista do Chega à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano. Em declarações ao nosso jornal, a candidata afirmou que aceitou "com orgulho, gratidão e, sobretudo, responsabilidade"...

Lucia Loureiro22222