Q

Previsão do tempo

7° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 12° C
7° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 12° C
6° C
  • Sunday 8° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 12° C

Centro de acolhimento de Alfeizerão apoia vítimas de violência

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro foi inaugurado há onze meses e já recebeu cerca de duas centenas de pessoas que fogem de situações de desproteção social.

O centro de acolhimento da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão, inaugurado no final ano passado, já acolheu mais de 150 pessoas, com idades compreendidas entre os 3 meses e os 90 anos.

O despejo, casos de incêndios ou inundações, e várias histórias de vítimas de violência doméstica foram as principais razões de entrada dos utentes naquela instituição, segundo a qual, a média de idades dos que ali procuraram abrigo situa-se no intervalo dos 30 aos 60 anos.

Segundo os técnicos, estas situações de violência acontecem maioritariamente nas épocas festivas, como o Natal e Ano Novo, devido ao consumo de bebidas alcoólicas que muitas vezes faz disparar a violência.

No cento, as vítimas beneficiam de uma permanência de 72 horas, sendo mais tarde transferidas, acabando, muitas vezes, por fugir e voltar para junto dos agressores. Existe também o acolhimento temporário dos 3 aos 6 meses, ou até a pessoa conseguir encontrar uma situação de residência estável.

O provedor José Luís Castro afirmou que “nestes primeiros meses, desde o nascimento da instituição, tem sido uma aprendizagem constante”.

“Os procedimentos são ajustados às novas realidades e aparecem muitas pessoas que pertencem ao distrito”, mas também já se acolheram pessoas provenientes de Almeirim e Alpiarça, que procuraram os serviços em busca de auxílio no momento de dificuldade que estão a viver.

O Centro tem como função acolher pessoas em situações de emergência, de contexto provisório, que determinam internamento, até se encontrar solução estrutural definitiva.

O Centro de Acolhimento Temporário funciona nas antigas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Tá Mea Praia Alevantada” é o mote do Carnaval 2024

Tradicionalmente, o arranque da festa acontece no primeiro dia do novo ano, com o baile de apresentação dos Reis e da Marcha oficial do ano. O tema do Carnaval 2024 é “Tá mea praia alevantada”, uma expressão do dialeto nazareno, que diz muito sobre a maneira como...

dscf3952 1 2500 2500

Protocolo do Rendimento Social de Inserção celebrou 15º aniversário

O 15º aniversário do protocolo de RSI (Rendimento Social de Inserção), onde estiveram presentes representantes da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, do Município, entidades pertencentes ao NLI (Núcleo Local de Inserção) e outros técnicos municipais,...

protocolo

Câmara Municipal lança concurso de ideias para requalificação urbana

Está decorrer um concurso de ideias para o projeto de requalificação da envolvente urbana do Castelo de Alcobaça. Trata-se de um desafio que a autarquia lançou à comunidade para que contribua com projetos de intervenção no conjunto das ruas que fazem a ligação...

requalificacao