Esta foi a principal motivação da comitiva, na qual se incluíam técnicos veterinários, autarcas e produtores do Malhado de Alcobaça, que a Câmara levou a Vinhais, no passado dia 28 de outubro, para conhecer o exemplo do Porco Bísaro. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de duas décadas que levou à afirmação do porco Bísaro e da indústria de enchidos e fumeiro de Vinhais como marcas de alcance nacional.
“O concelho de Vinhais é, à semelhança de Alcobaça, um exemplo de uma autarquia totalmente identificada com as suas tradições e com os seus produtos regionais. Alcobaça tem uma grande variedade de oferta e procura dedicar-se a cada um dos seus produtos de igual modo. É um trabalho hercúleo ao qual nos dedicamos por inteiro”, explicou a Vereadora da Cultura Inês Silva.
A viagem até Vinhais serviu igualmente de intercâmbio entre os produtores do Malhado que, inspirados pelo exemplo do Bísaro, poderão desenvolver esforços conjuntos e estratégias de promoção e de crescimento da espécie cujo potencial gastronómico e qualidade gourmet puderam ser apreciados durante a última Feira de São Bernardo.
“O papel da Câmara Municipal de Alcobaça é o de facilitador e promotor do desenvolvimento da atividade económica no concelho, ao mesmo tempo que constrói uma identidade na qual os munícipes se podem rever e orgulhar. Trabalhamos para fortalecer e personalizar a nossa identidade e o Porco Malhado, tal como todos os outros produtos da região, faz parte dessa identidade”, sublinha Paulo Inácio, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça.
0 Comentários