43,6 Milhões de euros é o orçamento da Nazaré para governar em 2016

Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2016 aprovados

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foram aprovados, por maioria, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2016 do Município da Nazaré, no valor de 43.677,266 euros, na passada sexta-feira. O valor traduz a vontade da gestão (PS) proceder aos ajustamentos necessários para que as contas municipais possam refletir o nível que mais se adequa à realidade do concelho.

“Existe uma tentativa de aproximar o orçamento do Município à realidade das suas efetivas capacidades financeiras, traduzida no emagrecimento da sua estrutura da despesa efetiva”, refere o documento descritivo.

Walter Chicharro, Presidente da Câmara, declarou que se “trata de um orçamento pouco usual em relação a outros, apresentados no passado”, explicando que “por força da redução da dívida conseguida, na ordem dos 7,5 milhões de euros, baixamos o valor do Orçamento, e se não fossem os compromissos existentes com a Banca o emagrecimento seria ainda mais acentuado”.

Ainda sobre as diferenças com outros orçamentos, o autarca destacou, ainda, a realidade dos valores apresentados, dando como exemplo a colocação de verbas recebidas para pagamentos a fornecedores como receitas, e a principal preocupação, que é “pagar dívida, o que não acontecia no passado”.

Com o enfoque no pagamento a fornecedores e na redução da dívida, o Município anunciou que mantém a intenção de realizar investimentos, nas mais diversas áreas, que contemplam a melhoria de infraestruturas e da qualidade de vida dos munícipes, bem como das condições de atratividade do concelho para a captação de investimentos e criação de oportunidades de emprego.

“Os investimentos são criteriosamente selecionados e os mais relevantes possuem financiamento comunitário”, explica-se no documento de apoio às previsões de receita e despesa para o próximo ano.

A realização de projetos de investimento na esfera dos ativos fixos tangíveis, mas também na preservação do seu património histórico e cultural, bem como a dotação do concelho com infraestruturas mais adequadas à atividade turística serão as principais áreas de investimento, em 2016.

Assim, o Município afeta a maior parte das verbas às funções económicas (55,8% ), destinando 36,3% às funções sociais e 7,9% às funções gerais.

Dentro das funções económicas, com uma dotação de 7.653.576 euros, a aquisição de terrenos na zona industrial, arranjos da rede viária, arruamentos e passeios, sinalização e estacionamento, reabilitação do mercado diário, maquinaria e equipamentos (turismo), serão algumas das áreas prioritárias.

Do lado das funções sociais, a reformulação do Centro Escolar de Famalicão e o novo Centro de Saúde da Nazaré, mas também a construção de novos fogos de habitação social recebem a maior fatia do investimento.

Do lado da cultura e desporto, os fundos documentais e equipamentos da Biblioteca Municipal da Nazaré e do Centro Cultural da Nazaré, bem como a instalação do Museu do Peixe (projeto que tem por finalidade a preservação da tradição ancestral da secagem do peixe), serão o principal alvo dos investimentos, estando, ainda, reservado investimento para a Igreja de S. Gião, e a colocação de um novo sintético no Estádio Municipal da Nazaré.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda