Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
18° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
43,6 Milhões de euros é o orçamento da Nazaré para governar em 2016

Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2016 aprovados

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foram aprovados, por maioria, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2016 do Município da Nazaré, no valor de 43.677,266 euros, na passada sexta-feira. O valor traduz a vontade da gestão (PS) proceder aos ajustamentos necessários para que as contas municipais possam refletir o nível que mais se adequa à realidade do concelho.

“Existe uma tentativa de aproximar o orçamento do Município à realidade das suas efetivas capacidades financeiras, traduzida no emagrecimento da sua estrutura da despesa efetiva”, refere o documento descritivo.

Walter Chicharro, Presidente da Câmara, declarou que se “trata de um orçamento pouco usual em relação a outros, apresentados no passado”, explicando que “por força da redução da dívida conseguida, na ordem dos 7,5 milhões de euros, baixamos o valor do Orçamento, e se não fossem os compromissos existentes com a Banca o emagrecimento seria ainda mais acentuado”.

Ainda sobre as diferenças com outros orçamentos, o autarca destacou, ainda, a realidade dos valores apresentados, dando como exemplo a colocação de verbas recebidas para pagamentos a fornecedores como receitas, e a principal preocupação, que é “pagar dívida, o que não acontecia no passado”.

Com o enfoque no pagamento a fornecedores e na redução da dívida, o Município anunciou que mantém a intenção de realizar investimentos, nas mais diversas áreas, que contemplam a melhoria de infraestruturas e da qualidade de vida dos munícipes, bem como das condições de atratividade do concelho para a captação de investimentos e criação de oportunidades de emprego.

“Os investimentos são criteriosamente selecionados e os mais relevantes possuem financiamento comunitário”, explica-se no documento de apoio às previsões de receita e despesa para o próximo ano.

A realização de projetos de investimento na esfera dos ativos fixos tangíveis, mas também na preservação do seu património histórico e cultural, bem como a dotação do concelho com infraestruturas mais adequadas à atividade turística serão as principais áreas de investimento, em 2016.

Assim, o Município afeta a maior parte das verbas às funções económicas (55,8% ), destinando 36,3% às funções sociais e 7,9% às funções gerais.

Dentro das funções económicas, com uma dotação de 7.653.576 euros, a aquisição de terrenos na zona industrial, arranjos da rede viária, arruamentos e passeios, sinalização e estacionamento, reabilitação do mercado diário, maquinaria e equipamentos (turismo), serão algumas das áreas prioritárias.

Do lado das funções sociais, a reformulação do Centro Escolar de Famalicão e o novo Centro de Saúde da Nazaré, mas também a construção de novos fogos de habitação social recebem a maior fatia do investimento.

Do lado da cultura e desporto, os fundos documentais e equipamentos da Biblioteca Municipal da Nazaré e do Centro Cultural da Nazaré, bem como a instalação do Museu do Peixe (projeto que tem por finalidade a preservação da tradição ancestral da secagem do peixe), serão o principal alvo dos investimentos, estando, ainda, reservado investimento para a Igreja de S. Gião, e a colocação de um novo sintético no Estádio Municipal da Nazaré.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter