Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C

Ensemble Discantus grava novo disco no Mosteiro de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Seduzidas “pelo concerto no mosteiro [de Alcobaça], a 25 de julho deste ano", as sete cantoras e instrumentistas, que compõem o Discantus, voltam ao local que consideram “magnífico”, para gravar em disco o reportório então interpretado “em torno das Cantigas de Santa Maria”, de Afonso X, disse à agência Lusa a diretora do agrupamento, a cantora e mestrina Brigitte Lesne.

O disco terá as 18 canções interpretadas no concerto integrado no Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, incluindo peças da monodia lírica do século XII e reportório litúrgico que, explicou a mesma responsável, “foi reconstituído em torno da ideia de um concerto na corte de D. Afonso, o Sábio [rei de Castela e Leão], que era apontado como o compositor destas cantigas, ainda que não as tenha composto”, mas recolhido.

As primeiras faixas do disco, que começou a ser gravado no início da semana passada, foram feitas “no Dormitório [do mosteiro], onde demos o concerto no Verão”, mas, “o barulho provocado pelas visitas causou alguns atrasos, porque só podíamos gravar depois do encerramento ao público”, afirmou Brigitte Lesne.

A intensa chuva que se fez sentir em Alcobaça, no início da semana, agravou ainda mais a situação, levando a que as cantoras tivessem optado por continuar o trabalho “no antigo Celeiro do mosteiro”, junto uma das aulas e com uma vista privilegiada sobre a cidade.

Ainda assim, a gravação obriga a um trabalho intensivo das intérpretes para terminar, até hoje, o disco que, ainda não tem título, mas que admitem que possa chamar-se “Santa Maria”, numa alusão ao reportório e ao próprio mosteiro.

As cantoras que gravam habitualmente em mosteiros integrados no património da humanidade, ressalvam a “acústica” do monumento cisterciense, como fator primordial na escolha do local para a gravação.

“A acústica da pedra é muito importante para a nossa música, sobretudo para a música religiosa, porque o canto pode verdadeiramente expandir-se”, afirmou a diretora do Ensemble.

Brigitte Lesne destaca igualmente “a importância de tudo o que representa este local” – o Mosteiro de Alcobaça -, de construção contemporânea das peças que interpretam. Um fator que intensifica “a sua adequação à nossa música”, afirmou.

O disco tem ainda a particularidade de as canções serem “acompanhadas por instrumentos medievais”, construídos a partir de representações do manuscrito das cantigas, que reúne originalmente cerca de 420 trechos, constituindo, assim, uma atuação de exceção das cantoras, que normalmente usam apenas voz e sinos de mão.

O disco vai ser editado em França, em abril do próximo ano.

O Ensemble Discantus, cuja formação, exclusivamente feminina, oscila entre as seis e as novas cantoras, reúne, no disco, além de Brigitte Lesne (canto, harpa-saltério, sanfona, percurssões e sinos de mão), as vozes de Catherine Sergent (canto, saltério e sinos de mão), VivaBiancaluna Biffi (canto, viola de arco e sinos de mão), Hélène Decarpignies (canto e sinos de mão), Lucie Jolivet (canto e sinos de mão) e Caroline Magalhães (canto e sinos de mão).

Fundado em 1989, sob a direção de Brigitte Lesne, o Ensemble Discantus investiga, em particular, o repertório de origem medieval, dando particular atenção às linhas melódicas, ritmo e ornamentação, através da pesquisa de fontes originais da chamada “ars antiqua”.

Os diferentes álbuns do agrupamento têm sido distinguidos, entre outros, com prémios Diapason e Gramophone. A gravação dedicada à polifonia do compositor flamengo Gilles Binchois, do século XV, foi disco do ano do jornal Le Monde em 2010.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...