Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 25° C
15° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 29° C
14° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 29° C

Câmara da Nazaré pagou quase dois milhões de euros sem registos contabilísticos

LUSA

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma auditoria às contas da câmara da Nazaré revelou que, entre 2003 e 2014, foram reclamados pelos bancos quase dois milhões de euros em dívidas em relação às quais não existiram registos nem ordens de pagamento.

“Entre as dívidas a fornecedores registadas pelo município [12. 657.156 euros] e os montantes reclamados pelas instituições de crédito [14.655.350 euros], constatava-te uma insuficiência na dívida reconhecida de 1.998.194 euros”, montante que, segundo o relatório da auditoria “pode traduzir dívida cedida a instituições de crédito e não registada pelo município”.

O documento, a que a Lusa teve acesso, resulta de uma auditoria encomendada pelo atual executivo, liderado pelo socialista Walter Chicharro, às contas do município anteriormente liderado pelo PSD.

A confirmação da documentação, realizada pela empresa BDO, incidiu sobre a contabilidade dos anos 2003 a 2014, concluindo que a diferença encontrada entre os valores apontados pelos bancos e os registado pelo município poderá até “estar subavaliada”, sendo difícil a sua quantificação exata “tendo em consideração o tipo dos principais movimentos em aberto, relacionados com reembolsos debitados pelas instituições financeiras” e para os quais, refere o documento, “o município não procedeu à emissão das respetivas ordens de pagamento”.

De acordo com os autores do relatório, as reconciliações bancárias auditadas evidenciavam igualmente a existência, a 31 de dezembro de 2014, de uma diferença de 3.502.364 euros, dos quais mais de 3,3 milhões de euros “não se encontram reconciliados”.

A explicação, adianta o relatório, poderá ter por base, “a não contabilização ou registo dos movimentos bancários” ou seja, “terão sido “efetuados débitos nas contas bancárias do município, pagamentos e saídas de dinheiro relativamente aos quais não foram elaboradas as correspondentes ordens de pagamento” nem efetuados “os correspondentes registos contabilísticos”.

Ou seja, a despesa terá sido feita sem autorização.

Ainda de acordo com o relatório, entre 2003 e 2013 “não foram lavrados termos e contagem de caixa” no final dos exercícios, o que dificultou a auditoria pedida pelo atual executivo.

Contactado pela Lusa, o presidente da autarquia, Walter Chicharro, afirmou que “ as conclusões agora apuradas ainda vão ser analisadas mais profundamente”, já que o executivo quer “ver clarificadas todas as contas da autarquia”.

A câmara pretende ainda agendar a discussão do relatório para a Assembleia Municipal onde “os seus membros poderão determinar se o mesmo deve originar algum tipo de procedimento em relação à anterior gestão”.

Além desta auditoria está a decorrer uma outra que incide sobre “os grandes projetos, como o Car Surf, os centros escolares e os recifes artificiais, obras que herdámos paradas por falta de pagamentos aos empreiteiros”, referiu.

A situação, acrescentou, impediu a câmara de obter as respetivas comparticipações europeias até ter recebido 7,5 milhões de euros de Apoio Transitório de Urgência no âmbito do empréstimo do Fundo de Apoio Municipal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Turistas passaram menos tempo nos alojamentos da Nazaré

O alojamento local fala num abrandamento dos negócios durante os meses de verão de 2023, mas o movimento de carros em direção à praia e os turistas nas ruas continuaram a ser uma referência de grande procura deste destino para sol e praia. A nível nacional, de...

praia

Dez dias de Festas no Sítio chegaram ao fim no passado domingo

As Festas do Sítio, que decorreram durante 10 dias, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré, apresentaram-se com gastronomia das coletividades do concelho, espaço de diversões, petiscos típicos destas festividades, e os concertos, que se subirão ao palco principal...

festas do sitio

Bugalho Ferros assina quatro obras de arte para as entradas na Nazaré

O propósito da arte é tirar a poeira da vida diária de nossas almas (Picasso) e desde a passada sexta-feira, 8 de setembro, uma das entradas no concelho da Nazaré está decorada com a Nazarena, uma estátua de quase 6 metros de altura, instalada na rotunda do...

estatua2