Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C
14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C

Ações de campanha da CDU no concelho da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A CDU iniciou as suas ações de campanha com a auscultação das populações e recolhe das suas preocupações, sos seus anseios e aspirações com o intuito de elaborar uma proposta que contribuir para a resolução das mesmas.

No âmbito das próximas eleições legislativas, a organização local da Coligação Democrática Unitária traçou um vasto programa de contactos com as instituições mais representativas do concelho, das mais diversas áreas que se estendem deste a Educação à Saúde, Cultura e Património Local, Desporto, Cluster do Mar, Economia local, Associativismo e Economia Social.

“Não estamos a tratar de eleger um primeiro-ministro, mas sim a eleger

230 deputados da Assembleia da República, sendo que o distrito de Leiria elege 10 deputados, e daí a necessidade de eleger um deputado pela CDU, que defenda o distrito, os seus interesses e potencialidades, o seu povo e os seus trabalhadores”, refere a Coligação.

A primeira campanha de rua na Nazaré arrancou com a distribuição do jornal “A força do Povo”, no passado dia 18 de agosto. “Foi importante verificar a forma cordial com que todos recebiam a informação dada, e a constatação de uma realidade que é irrefutável – as populações identificam claramente os verdadeiros culpados da situação a que o país chegou – PS, PSD e CDS”, refere a CDU.

Reuniões com a Docapesca, ForMar, Associação 5 Rios e Liga dos Amigos de Fanhais foram outras das ações já realizadas, algumas das quais contaram com a presença da cabeça de lista da CDU pelo distrito.

Dos encontros, a Docapesca falou da “grave crise na pesca artesanal (cerco e polivalente) e o decréscimo de receitas para o Porto da Nazaré que provinham destas atividades. Um brutal acréscimo da afluência de arrastões ao Porto da Nazaré e a necessidade de reordenar o porto para fazer face a esta nova realidade. A conclusão da reparação do molhe norte e a necessidade de intervir no molhe sul”, tendo o ForMar apresentado como principal preocupação “a exiguidade do espaço disponível para a formação, fundamentalmente na vertente tecnológica. O volume de formação que se tem verificado justifica que o polo da Nazaré tenha outras condições para servir e formar melhor os seus formandos”.

Do lado da agricultura, a Associação agrícola 5 rios apontou a necessidade da criação de uma organização de produtores para comercializar os produtos agrícolas produzidos pelos seus associados; a impossibilidade de colocação no mercado de uma vasta produção de alho francês de alguns produtores associados que tem colocado em francas dificuldades essas pequenas empresas; os efeitos nefastos da tempestade de granizo que destruiu culturas no verão de 2014; a dificuldade de acesso ao crédito e a produtos de seguro para as produções agrícolas e também os perigos, nomeadamente de rentabilidade económica da reflorestação através da plantação de eucaliptos

Já a Liga dos Amigos de Fanhais falou de abandono, “que é uma evidência, a que está votado o lugar de Fanhais”.

A incapacidade de fixação de jovens na localidade determinará, segundo os dirigentes da Liga, “o fim da coletividade que em tempos albergou valências como o infantário ou posto médico e que agora apenas se limita a abrir as portas ao fim-de-semana”.

Problemas que se prendem com as atuais exigências legais aplicadas às Associações Recreativas de Cultura e Desporto, tais como questões fiscais, estatutárias, etc. As acessibilidades à localidade em franco mau estado, como a rua da Lagoa, estrada de Pataias/Casal da Areia e rua de acesso à FANCER, assim como o isolamento provocado pela supressão de carreiras dos transportes públicos, a não paragem na localidade do comboio e mesmo o fraco sinal que têm ao nível das redes de comunicações móveis são, entre outras, as principais preocupações da Liga.

Até dia 2 de outubro, a CDU reunirá com as mais diversas forças vivas do concelho da Nazaré, tal como fará em todos os concelhos do distrito de Leiria e em todos os distritos do país.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Nazareno Miguel Cardina lidera lista do BE em Coimbra

Miguel Cardina é cabeça-de-lista do Bloco de Esquerda pelo distrito de Coimbra, local onde o partido não elegeu qualquer deputado nas últimas eleições para o Parlamento. Historiador e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o nazareno...

miguel cardina