Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C
19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C

Vida e Obra de Joaquim Vieira Natividade em exposição temporária

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Secretário de Estado Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, virá inaugurar a mostra sobre a vida e obra de um grande cientista do século XX.

A dimensão da figura do grande cientista do século XX, Joaquim Vieira Natividade, será evocada numa exposição temporária organizada pela Câmara Municipal de Alcobaça e o Pólo de Alcobaça do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.INIAV.

Patente na Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, a exposição, comissariada por Alberto Guerreiro e Rui Sousa, será inaugurada no dia 11 de Setembro pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, e pelo Secretário de Estado Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, passando a funcionar em horário regular da parte da tarde (terça a domingo das 14h00 às 17h00) até 1 de Novembro de 2015.

Pretende-se dar a conhecer, no seu próprio local de trabalho, uma das personalidades maiores de Alcobaça. É proposto um percurso documental e material que contextualiza a vida profissional do virtuoso engenheiro agrónomo e silvicultor cuja intervenção cívica, cultural e relevância científica merecem o devido reconhecimento dado o seu papel na consolidação da investigação aplicada ao desenvolvimento do domínio frutícola e florestal português.

Decorrente da parceria com o Mosteiro de Alcobaça, o visitante terá a oportunidade de vislumbrar, para além de espólio do INIAV, uma vasta coleção de objetos pertencentes ao legado da Casa Museu Vieira Natividade, contextualizando a herança familiar inspiradora de Manuel Vieira Natividade e da esposa Irene Sá até se centrar na sua essência no enredo maior da vida e obra de um homem de cultura e de ciência que foi Joaquim Vieira Natividade.

Nota Biográfica

Joaquim Vieira Natividade (1899-1968) foi uma figura cimeira entre os silvicultores europeus do século XX. Nascido em Alcobaça, Natividade foi o terceiro de quatro filhos de Manuel Vieira Natividade e D. Maria da Ajuda Garcez. Formou-se no Instituto Superior de Agronomia de Lisboa em Engenharia Agrónoma (1922) e Engenharia Silvícola (1929). Em Londres e em Coimbra especializou-se em genética e citologia tendo, mais tarde, fundado e dirigido o Departamento de Pomologia da Estação Agronómica Nacional, o Centro Nacional de Estudos e Fomento da Fruticultura e a Estação de Experimentação Florestal. Entre 1930 e 1950, Natividade foi diretor da Estação Experimental do Sobreiro, em Alcobaça. O seu trabalho assumiu um papel fulcral na construção e consolidação da investigação florestal, em Portugal. Ficou também conhecido pelos seus trabalhos na área da fruticultura tendo publicado mais de uma centena de estudos científicos. Em Fevereiro de 1968, inaugura a Estação Nacional de Fruticultura em Alcobaça, tendo falecido em Novembro do mesmo ano.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Alunos da Amadeu Gaudêncio apresentam peça inspirada em Zeca Afonso

Zeca - Traz Outro Amigo Também, de José Jorge Letria, que reúne os depoimentos de diversos músicos e amigos de uma das referências nacionais na contestação do regime do Estado Novo, foi adaptado para uma peça de teatro que a Oficina da EB Amadeu Gaudêncio...

zeca1