Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
12° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
12° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C

Vida e Obra de Joaquim Vieira Natividade em exposição temporária

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Secretário de Estado Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, virá inaugurar a mostra sobre a vida e obra de um grande cientista do século XX.

A dimensão da figura do grande cientista do século XX, Joaquim Vieira Natividade, será evocada numa exposição temporária organizada pela Câmara Municipal de Alcobaça e o Pólo de Alcobaça do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.INIAV.

Patente na Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, a exposição, comissariada por Alberto Guerreiro e Rui Sousa, será inaugurada no dia 11 de Setembro pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, e pelo Secretário de Estado Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, passando a funcionar em horário regular da parte da tarde (terça a domingo das 14h00 às 17h00) até 1 de Novembro de 2015.

Pretende-se dar a conhecer, no seu próprio local de trabalho, uma das personalidades maiores de Alcobaça. É proposto um percurso documental e material que contextualiza a vida profissional do virtuoso engenheiro agrónomo e silvicultor cuja intervenção cívica, cultural e relevância científica merecem o devido reconhecimento dado o seu papel na consolidação da investigação aplicada ao desenvolvimento do domínio frutícola e florestal português.

Decorrente da parceria com o Mosteiro de Alcobaça, o visitante terá a oportunidade de vislumbrar, para além de espólio do INIAV, uma vasta coleção de objetos pertencentes ao legado da Casa Museu Vieira Natividade, contextualizando a herança familiar inspiradora de Manuel Vieira Natividade e da esposa Irene Sá até se centrar na sua essência no enredo maior da vida e obra de um homem de cultura e de ciência que foi Joaquim Vieira Natividade.

Nota Biográfica

Joaquim Vieira Natividade (1899-1968) foi uma figura cimeira entre os silvicultores europeus do século XX. Nascido em Alcobaça, Natividade foi o terceiro de quatro filhos de Manuel Vieira Natividade e D. Maria da Ajuda Garcez. Formou-se no Instituto Superior de Agronomia de Lisboa em Engenharia Agrónoma (1922) e Engenharia Silvícola (1929). Em Londres e em Coimbra especializou-se em genética e citologia tendo, mais tarde, fundado e dirigido o Departamento de Pomologia da Estação Agronómica Nacional, o Centro Nacional de Estudos e Fomento da Fruticultura e a Estação de Experimentação Florestal. Entre 1930 e 1950, Natividade foi diretor da Estação Experimental do Sobreiro, em Alcobaça. O seu trabalho assumiu um papel fulcral na construção e consolidação da investigação florestal, em Portugal. Ficou também conhecido pelos seus trabalhos na área da fruticultura tendo publicado mais de uma centena de estudos científicos. Em Fevereiro de 1968, inaugura a Estação Nacional de Fruticultura em Alcobaça, tendo falecido em Novembro do mesmo ano.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...

“O Segredo da Lagoa Escura” Nuno Matos Valente vence Prémio Nacional

A obra “O Segredo da Lagoa Escura”, da autoria do escritor Nuno Matos Valente, residente em Alcobaça, foi a grande vencedora da 2.ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus (PNLJD), dedicada à literatura infantil e juvenil. A iniciativa é promovida pelo...

nuno matos valente