Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C
14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C
14° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C

Vida e Obra de Joaquim Vieira Natividade em exposição temporária

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Secretário de Estado Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, virá inaugurar a mostra sobre a vida e obra de um grande cientista do século XX.

A dimensão da figura do grande cientista do século XX, Joaquim Vieira Natividade, será evocada numa exposição temporária organizada pela Câmara Municipal de Alcobaça e o Pólo de Alcobaça do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.INIAV.

Patente na Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, a exposição, comissariada por Alberto Guerreiro e Rui Sousa, será inaugurada no dia 11 de Setembro pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, e pelo Secretário de Estado Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, passando a funcionar em horário regular da parte da tarde (terça a domingo das 14h00 às 17h00) até 1 de Novembro de 2015.

Pretende-se dar a conhecer, no seu próprio local de trabalho, uma das personalidades maiores de Alcobaça. É proposto um percurso documental e material que contextualiza a vida profissional do virtuoso engenheiro agrónomo e silvicultor cuja intervenção cívica, cultural e relevância científica merecem o devido reconhecimento dado o seu papel na consolidação da investigação aplicada ao desenvolvimento do domínio frutícola e florestal português.

Decorrente da parceria com o Mosteiro de Alcobaça, o visitante terá a oportunidade de vislumbrar, para além de espólio do INIAV, uma vasta coleção de objetos pertencentes ao legado da Casa Museu Vieira Natividade, contextualizando a herança familiar inspiradora de Manuel Vieira Natividade e da esposa Irene Sá até se centrar na sua essência no enredo maior da vida e obra de um homem de cultura e de ciência que foi Joaquim Vieira Natividade.

Nota Biográfica

Joaquim Vieira Natividade (1899-1968) foi uma figura cimeira entre os silvicultores europeus do século XX. Nascido em Alcobaça, Natividade foi o terceiro de quatro filhos de Manuel Vieira Natividade e D. Maria da Ajuda Garcez. Formou-se no Instituto Superior de Agronomia de Lisboa em Engenharia Agrónoma (1922) e Engenharia Silvícola (1929). Em Londres e em Coimbra especializou-se em genética e citologia tendo, mais tarde, fundado e dirigido o Departamento de Pomologia da Estação Agronómica Nacional, o Centro Nacional de Estudos e Fomento da Fruticultura e a Estação de Experimentação Florestal. Entre 1930 e 1950, Natividade foi diretor da Estação Experimental do Sobreiro, em Alcobaça. O seu trabalho assumiu um papel fulcral na construção e consolidação da investigação florestal, em Portugal. Ficou também conhecido pelos seus trabalhos na área da fruticultura tendo publicado mais de uma centena de estudos científicos. Em Fevereiro de 1968, inaugura a Estação Nacional de Fruticultura em Alcobaça, tendo falecido em Novembro do mesmo ano.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado centro de residências artísticas

Um centro de residências artísticas situado na cidade de Alcobaça foi dado a conhecer na passada sexta-feira, com a inauguração da exposição de um de cinco artistas ucranianos que se encontram alojados temporariamente no espaço, num projeto criado por uma equipa...

central1

Arrancou o Cistermúsica de Alcobaça sob o signo dos “Amores Proibidos”

Foi no passado  fim de semana que se iniciou  a 30.ª edição do Cistermúsica — Festival de Música de Alcobaça que celebra três décadas de um Festival que, ao longo destes anos, se foi afirmando como uma referência a nível nacional e que em 2022 não será diferente....

cister musica1