Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 23° C
16° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C
20° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C

Carlos Bonifácio defende aplicação em 2016 taxa do IMI Famílias

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O vereador manifestou disponibilidade para viabilizar as taxas a fixar para 2016, na condição de estar incluído na proposta da Câmara de Alcobaça, o IMI familiar (previsto no Orçamento de Estado/2015), dependendo do valor das taxas a fixar relativo ao número de dependentes de cada agregado familiar.

O vereador do CDSPP na Câmara de Alcobaça defende a fixação de uma redução da taxa de IMI, em função do agregado familiar, ponderando o número de dependentes.

De acordo com o vereador, o Orçamento de Estado para 2015, a par da reforma do IRS, veio iniciar o desagravamento fiscal para os cidadãos e famílias, sublinhando os resultados do esforço desenvolvido na contenção orçamental das contas públicas.

“À semelhança do princípio do quociente familiar, a aplicar no IRS, foi alterado o Código do IMI, introduzindo um benefício fiscal para as famílias com filhos, permitindo aos municípios reduzirem a taxa de IMI até 10% para as famílias com 1 filho, até 15% para as famílias com 2 filhos e até 20% para as famílias com 3 filhos”.

Para Carlos Bonifácio, “esta medida, respeitando a autonomia das autarquias locais, permite aos municípios fixar uma redução da taxa de IMI, em função do agregado familiar, ou seja, ponderando o número de dependentes”.

Esta alteração ao Código do IMI é uma medida pró-família de apoio às famílias com dependentes a cargo, que permite introduzir maior justiça na aplicação deste imposto.

“Com sentido de responsabilidade, o Grupo CDS na Assembleia Municipal pediu há vários meses, um estudo sobre o comportamento do Imposto Municipal de Imóveis, uma matéria de crucial importância da actividade municipal. Saliento que no ano de 2014 a receita deste imposto subiu mais de 500 mil euros em relação ao ano anterior”, sublinha o vereador.

“Manifesto disponibilidade para viabilizar as taxas a fixar para 2016, na condição de estar incluído na proposta da Câmara de Alcobaça, o IMI familiar (previsto no Orçamento de Estado/2015), dependendo do valor das taxas a fixar relativo ao número de dependentes de cada agregado familiar, tendo por base as taxas cobradas em 2015”, declara o vereador.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

CHITA com rota alargada em Março e gratuita através do novo Passe M

Em 2025, a "CHITA" entrará numa nova fase, com novas rotas alargadas além da cidade, às freguesias de Aljubarrota, Bárrio, Maiorga e Évora de Alcobaça. A sua gratuitidade será mantida através da sua integração no novo "Passe M", lançado pela Comunidade...

Chita

Empresários do Oeste reunidos no Museu do Vinho para planear o novo ano

Mais de 100 empresas de toda a região Oeste marcaram presença no Museu do Vinho (22 de janeiro), para a sessão "O que esperar de 2025: Uma análise económica e financeira da região Oeste". Promovida pela AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste, com o apoio da...

Airo

Abertos concursos públicos para requalificação do Mosteiro de Alcobaça

Em sede de reunião de câmara realizada, no passado 27 de janeiro, nos Paços do Concelho, foi aprovada por unanimidade a abertura de três concursos públicos destinados à requalificação do Mosteiro de Alcobaça. Ao todo, estas empreitadas representam um investimento...

alcobaca