Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 20° C
17° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 21° C
17° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 21° C

Região Oeste queixa-se de financiamento comunitário escasso para escolas

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Apesar de reconhecer que o Oeste é a região do Centro do país com mais dinheiro para escolas, Carlos Miguel afirmou à agência Lusa que o montante de 19,9 ME reservado para os centros educativos "é pouco" para as necessidades dos 12 municípios.

O autarca recordou que aquele financiamento fica muito aquém do alcançado no anterior quadro comunitário (2007-2013), que foi de 42,2 ME, de acordo com dados disponibilizados pela CIMOeste.

“A Torres Vedras, um dos maiores municípios, calham 3 ME, quando temos mais dez escolas para construir. No anterior recebeu 10 ME só para escolas”, exemplificou o também presidente da Câmara de Torres Vedras.

O autarca alertou, por isso, para a necessidade de “reprogramação dos envelopes financeiros”, defendendo que é preciso “tirar algumas verbas da formação profissional para reforçar as verbas da educação”.

A CIMOeste assinou na segunda-feira com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Centro, gestora dos fundos comunitários na região Centro, a sua contratualização, no valor de

58,9 ME.

De acordo com dados disponibilizados pela CIM Oeste à agência Lusa, dos 58,9 ME, o maior montante (19,9 ME) vai para investimentos na educação e formação, rubrica em que se inclui a construção de novos centros escolares, acrescidos de mais 8 ME para a redução e prevenção do abandono escolar e promoção da igualdade de acesso ao ensino.

O Oeste conseguiu ainda 9 ME para a eficiência energética e energias renováveis, 5 ME para investimentos na saúde e nas infraestruturas sociais, 3,5 ME para o reforço das novas tecnologias na administração pública e o combate à infoexclusão e 3,3 ME para a conservação, proteção e promoção do património natural e cultural.

Estão ainda contratualizadas verbas para a criação de emprego, empreendedorismo e criação de empresas e desenvolvimento de ninhos de empresas (5,5 ME), promoção de igualdade de oportunidades e melhoria da empregabilidade (2,9 ME), melhoria no acesso aos cuidados de saúde e serviços sociais (1,2 ME) e promoção de investimentos para prevenção de riscos (425 mil euros).

A CIMOeste integra os municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

Fábio Porchat vai atuar no CCC

O comediante brasileiro Fábio Porchat vai atuar, a 6 de outubro, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no âmbito da sua digressão por Portugal.

pochat

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos