Q

Previsão do tempo

10° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
10° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
10° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Região Oeste queixa-se de financiamento comunitário escasso para escolas

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Apesar de reconhecer que o Oeste é a região do Centro do país com mais dinheiro para escolas, Carlos Miguel afirmou à agência Lusa que o montante de 19,9 ME reservado para os centros educativos "é pouco" para as necessidades dos 12 municípios.

O autarca recordou que aquele financiamento fica muito aquém do alcançado no anterior quadro comunitário (2007-2013), que foi de 42,2 ME, de acordo com dados disponibilizados pela CIMOeste.

“A Torres Vedras, um dos maiores municípios, calham 3 ME, quando temos mais dez escolas para construir. No anterior recebeu 10 ME só para escolas”, exemplificou o também presidente da Câmara de Torres Vedras.

O autarca alertou, por isso, para a necessidade de “reprogramação dos envelopes financeiros”, defendendo que é preciso “tirar algumas verbas da formação profissional para reforçar as verbas da educação”.

A CIMOeste assinou na segunda-feira com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Centro, gestora dos fundos comunitários na região Centro, a sua contratualização, no valor de

58,9 ME.

De acordo com dados disponibilizados pela CIM Oeste à agência Lusa, dos 58,9 ME, o maior montante (19,9 ME) vai para investimentos na educação e formação, rubrica em que se inclui a construção de novos centros escolares, acrescidos de mais 8 ME para a redução e prevenção do abandono escolar e promoção da igualdade de acesso ao ensino.

O Oeste conseguiu ainda 9 ME para a eficiência energética e energias renováveis, 5 ME para investimentos na saúde e nas infraestruturas sociais, 3,5 ME para o reforço das novas tecnologias na administração pública e o combate à infoexclusão e 3,3 ME para a conservação, proteção e promoção do património natural e cultural.

Estão ainda contratualizadas verbas para a criação de emprego, empreendedorismo e criação de empresas e desenvolvimento de ninhos de empresas (5,5 ME), promoção de igualdade de oportunidades e melhoria da empregabilidade (2,9 ME), melhoria no acesso aos cuidados de saúde e serviços sociais (1,2 ME) e promoção de investimentos para prevenção de riscos (425 mil euros).

A CIMOeste integra os municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bombeiros preparam-se para emergências obstétricas

Os bombeiros de Óbidos frequentaram um workshop que visou capacitar os tripulantes de ambulância de socorro para estarem preparados quando transportarem grávidas para uma emergência obstétrica. A iniciativa contou com a participação de cerca de sessenta bombeiros,...

obstetrica

Maior aumento no preço de arrendamento das casas registado em Alcobaça

No distrito de Leiria, Alcobaça, Nazaré e Leiria atingem o patamar dos Mil euros, por mês, na renda média O Imovirtual, portal imobiliário de referência, divulgou, no final de outubro, o seu barómetro relativo à evolução dos preços médios anunciados de arrendamento...

rotunda