Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
13° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
12° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 23° C

Estudo do ICES para quota de pesca da Sardinha reavaliado

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A avaliação do estudo que determina a quota de pesca ibérica acontece depois do protesto da Nazaré em Lisboa

A quota de pesca da sardinha para Portugal prevista pelo ICES, de

1.587 toneladas para 2016, menos de 10% do limite de 2015, está a ser estudada por Portugal e Espanha, depois da Ministra do Mar, Assunção Cristas, ter admitido, numa reunião com homólogos de Espanha, França e Itália, erros nesse estudo, e adiantado que se torna necessário perceber bem o que está por detrás do valor proposto.

De acordo com a ministra da Agricultura e Mar, o parecer científico que propõe uma redução da captura em 2016 tem um problema subjacente de metodologia e levanta dúvidas, acrescentando que os dois países vão trabalhar em conjunto no sentido de partilhar os melhores dados científicos e conferir com o ICES os dados que eles dispõem.

Os pescadores da Nazaré que já chegaram ao seu limite para este ano, no passado dia 22 de agosto, e contestam a proposta do ICES para 2016.

Embora sem caráter obrigatório, o parecer do ICES é adotado por Portugal e Espanha, uma vez que a consequência é a União Europeia passar a gerir o ‘stock’ de sardinha ibérica.

A confirmarem-se as 1587 toneladas para 2016 “será a ruína”, alerta Joaquim Zarro, Presidente da Associação de Armadores e Pescadores da Nazaré, que garante “nunca ter existido tanta sardinha, como agora, no mar nacional”.

“A sardinha faz um percurso de sul para norte, e se nós não a apanharmos, Espanha e França fá-lo-ão”, disse o armador do cerco, que terminou com um apelo ao Ministério “temos os recursos e os meios, por isso deixem-nos trabalhar mais meses, ao ano”.

O Presidente da Câmara Municipal, Walter Chicharro, manifestou, entretanto, a sua satisfação pelo anúncio de reavaliação do estudo científico do ICES “apesar de achar estranho que tenha sido preciso esta luta para levar a esta decisão”.

O autarca espera que esta posição do Governo “seja sinal de boas notícias para o setor”.

No passado dia 26 de agosto, o Presidente da Câmara Municipal e o responsável pela Associação de Armadores e Pescadores, deslocaram-se a Lisboa para entregar as últimas sardinhas pescadas no mar da Nazaré à Ministra Assunção Cristas, num protesto simbólico, que visou sensibilizar o Governo para negociar melhores quotas de captura para 2016.

A ação de protesto da Nazaré teve uma grande cobertura por parte da imprensa nacional e regional, que conseguiu passar, em horário nobre, nos três canais abertos de televisão, bem como na televisão paga, rádios nacionais, imprensa nacional de referência, imprensa e rádios regionais, o apelo para o aumento da quota de pesca da sardinha, pois “a concretizar-se a recomendação do Conselho Internacional para a Exploração dos Mares (ICES), para que os totais admissíveis de capturas (TAC) da sardinha em águas ibéricas se limitem às 1.587 toneladas no próximo ano, “verificar-se-á uma redução de 90% face a

2015 e um estrangulamento da atividade”.

“Serão atiradas para a miséria cerca de 100 famílias, na Nazaré, que vivem da pesca da Sardinha, e verificar-se-á a morte de um conjunto de setores da economia, ligados à pesca”, afirmou Walter Chicharro, que não compreende os “esforços assegurados por armadores e pescadores decorrentes da implementação do Plano de Ação da Pesca da Sardinha (2012-2015), com o objetivo de assegurar a sustentabilidade do recurso”, para se chegar a uma situação de nova redução das capturas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn