Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
14° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
14° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 23° C

Lar e residências para pessoas com deficiência na Nazaré

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria, Maria do Céu Mendes, visitou a empreitada Solar da Praia, Lar Residencial e Residência Autónoma da Cercina (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas – Nazaré), no passado dia 29, onde anunciou que a instituição vai receber um apoio do Instituto da Segurança Social, no valor de 90 mil euros, destinado à aquisição de uma viatura e ao reequilíbrio financeiro da organização.

Esta visita teve como objetivo permitir que a diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria verificasse em que ponto se encontra a obra em curso. Segundo o presidente da Direção da Cercina, Joaquim Pequicho, está ser construída uma obra “em tempo record”.

Para o presidente da Cercina, o apoio agora anunciado “vai ao encontro de uma sequência de diligências realizadas pela direção no sentido de garantir sustentabilidade para a instituição e corrigir insuficiência que resulta do quadro de financiamento as estas organizações”.

A nova obra da instituição vai contemplar os serviços de lar residencial e residência autónoma, que segundo Joaquim Pequicho, responderá “às necessidades a nível residencial de 25 pessoas”. Também pretende ser uma casa que consiga dar resposta social para garantir a dignidade e qualidade de vida das pessoas, com deficiência intelectual e/ou multideficiência do concelho da Nazaré e da região.

“Esta obra tem a principal preocupação de eliminar as barreiras arquitetónicas na zona envolvente bem como a construção de uma horta biológica, nas traseiras do edifício, destinada aos utentes”, acrescentou.

A Cercina assinou em Aveiro um protocolo que permite à instituição integrar a nova Rede de Gabinete de Inserção Profissional (GIP), estrutura que no concelho da Nazaré foi assegurada pela Confraria durante vários anos.

Joaquim Pequicho considera que “este serviço em complemento com a nossa resposta de CQEP – Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional e a resposta de Formação Profissional é importante para o desenvolvimento e consolidação do projeto Cercina, mas essencialmente é fundamental para o concelho da Nazaré, evitando a deslocação da população aos serviços de emprego de Alcobaça”.

“O Gabinete de inserção Profissional da Cercina é um instrumento de proximidade fundamental para o desenvolvimento de uma melhor parceria com os agentes locais de emprego, particularmente com as entidades da economia social e empresas do concelho”, referiu.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn