Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
18° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 30° C
  • Thursday 26° C
19° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 30° C
  • Thursday 27° C

Lar e residências para pessoas com deficiência na Nazaré

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria, Maria do Céu Mendes, visitou a empreitada Solar da Praia, Lar Residencial e Residência Autónoma da Cercina (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas – Nazaré), no passado dia 29, onde anunciou que a instituição vai receber um apoio do Instituto da Segurança Social, no valor de 90 mil euros, destinado à aquisição de uma viatura e ao reequilíbrio financeiro da organização.

Esta visita teve como objetivo permitir que a diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria verificasse em que ponto se encontra a obra em curso. Segundo o presidente da Direção da Cercina, Joaquim Pequicho, está ser construída uma obra “em tempo record”.

Para o presidente da Cercina, o apoio agora anunciado “vai ao encontro de uma sequência de diligências realizadas pela direção no sentido de garantir sustentabilidade para a instituição e corrigir insuficiência que resulta do quadro de financiamento as estas organizações”.

A nova obra da instituição vai contemplar os serviços de lar residencial e residência autónoma, que segundo Joaquim Pequicho, responderá “às necessidades a nível residencial de 25 pessoas”. Também pretende ser uma casa que consiga dar resposta social para garantir a dignidade e qualidade de vida das pessoas, com deficiência intelectual e/ou multideficiência do concelho da Nazaré e da região.

“Esta obra tem a principal preocupação de eliminar as barreiras arquitetónicas na zona envolvente bem como a construção de uma horta biológica, nas traseiras do edifício, destinada aos utentes”, acrescentou.

A Cercina assinou em Aveiro um protocolo que permite à instituição integrar a nova Rede de Gabinete de Inserção Profissional (GIP), estrutura que no concelho da Nazaré foi assegurada pela Confraria durante vários anos.

Joaquim Pequicho considera que “este serviço em complemento com a nossa resposta de CQEP – Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional e a resposta de Formação Profissional é importante para o desenvolvimento e consolidação do projeto Cercina, mas essencialmente é fundamental para o concelho da Nazaré, evitando a deslocação da população aos serviços de emprego de Alcobaça”.

“O Gabinete de inserção Profissional da Cercina é um instrumento de proximidade fundamental para o desenvolvimento de uma melhor parceria com os agentes locais de emprego, particularmente com as entidades da economia social e empresas do concelho”, referiu.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

João Formiga anuncia candidatura à concelhia do PS Nazaré

João A. Portugal Formiga, Presidente da Junta de Freguesia da Nazaré, anunciou, nas redes sociais, que é candidato à presidência da concelhia local do Partido Socialista. “No panorama político atual, onde uma parte da direita e outra parte da esquerda, se têm...

joao formiga

CDU critica atualização de respostas sociais à realidade do país

A resposta social do concelho às famílias que apresentam maiores dificuldades não é suficiente na opinião da CDU. “Temos vindo a assistir à degradação da vida por conta dos aumentos de custos de vida”, disse João Paulo Delgado, vereador na oposição da Câmara da...

cmn

Real Abadia Congress & Spa Hotel comemora o 9º aniversário

O Real Abadia Congress & Spa Hotel está a comemorar o seu 9º aniversário.  Depois de dois anos em que o sector do turismo sofreu um forte abrandamento, a direção unidade, inaugurada em 2013, quer olhar para o futuro com confiança, e está fortemente...

real