Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
16° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Lar e residências para pessoas com deficiência na Nazaré

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria, Maria do Céu Mendes, visitou a empreitada Solar da Praia, Lar Residencial e Residência Autónoma da Cercina (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas – Nazaré), no passado dia 29, onde anunciou que a instituição vai receber um apoio do Instituto da Segurança Social, no valor de 90 mil euros, destinado à aquisição de uma viatura e ao reequilíbrio financeiro da organização.

Esta visita teve como objetivo permitir que a diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria verificasse em que ponto se encontra a obra em curso. Segundo o presidente da Direção da Cercina, Joaquim Pequicho, está ser construída uma obra “em tempo record”.

Para o presidente da Cercina, o apoio agora anunciado “vai ao encontro de uma sequência de diligências realizadas pela direção no sentido de garantir sustentabilidade para a instituição e corrigir insuficiência que resulta do quadro de financiamento as estas organizações”.

A nova obra da instituição vai contemplar os serviços de lar residencial e residência autónoma, que segundo Joaquim Pequicho, responderá “às necessidades a nível residencial de 25 pessoas”. Também pretende ser uma casa que consiga dar resposta social para garantir a dignidade e qualidade de vida das pessoas, com deficiência intelectual e/ou multideficiência do concelho da Nazaré e da região.

“Esta obra tem a principal preocupação de eliminar as barreiras arquitetónicas na zona envolvente bem como a construção de uma horta biológica, nas traseiras do edifício, destinada aos utentes”, acrescentou.

A Cercina assinou em Aveiro um protocolo que permite à instituição integrar a nova Rede de Gabinete de Inserção Profissional (GIP), estrutura que no concelho da Nazaré foi assegurada pela Confraria durante vários anos.

Joaquim Pequicho considera que “este serviço em complemento com a nossa resposta de CQEP – Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional e a resposta de Formação Profissional é importante para o desenvolvimento e consolidação do projeto Cercina, mas essencialmente é fundamental para o concelho da Nazaré, evitando a deslocação da população aos serviços de emprego de Alcobaça”.

“O Gabinete de inserção Profissional da Cercina é um instrumento de proximidade fundamental para o desenvolvimento de uma melhor parceria com os agentes locais de emprego, particularmente com as entidades da economia social e empresas do concelho”, referiu.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter