Q

Previsão do tempo

10° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
11° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
8° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C

Obras de reparação do Molhe Norte do Porto de Pesca concluídas em julho

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As obras de reparação do molhe norte do Porto de Pesca da Nazaré devem estar concluídas a 27 de julho. A data foi indicada pelos técnicos da obra ao Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, que visitou os estaleiros e a intervenção em curso, recentemente.

O vice-presidente da Câmara, Manuel Sequeira, que acompanhou a comitiva, mostrou-se “bastante satisfeito” com a visita do governante, bem como com os prazos estimados para a conclusão desta intervenção.

O Secretário de Estado deslocou-se à Nazaré para acompanhar a evolução dos trabalhos e verificar se os prazos inicialmente adiantados para esta intervenção estavam a ser cumpridos.

O investimento, na ordem dos 1,2 milhões de euros, no molhe norte do Porto de Abrigo incidem na reconstrução de toda a zona destruída pelo temporal de 2013, incluindo a cabeça de rotação e a sua proteção, que será efetuada com um material mais resistente, os tetrápodes.

A obra teve início do ano passado, mas foi interrompida durante o Inverno. Segundo os técnicos da obra, logo que se conclua esta intervenção terá início a empreitada do molhe sul, avaliada em cerca de 500 mil euros, e que contemplará a reparação e reperfilamento do talude interior do quebra-mar, e o reforço, na mesma zona, do talude exterior, e do seu pé, com tetrápodes.

A requalificação e a atração de investidores para o Porto de Pesca da Nazaré são prioritárias para a gestão da Câmara.

O Presidente da Câmara, Walter Chicharro, que desde o início do mandato já reuniu com diversas entidades, entre as quais o Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, e com Miguel Sequeira, da Direção-Geral de Recursos Naturais, sobre a pesca e o Porto, considera que este equipamento é o de maior relevância do concelho, e como tal “deve ver a sua importância reforçada na componente de apoio à atividade piscatória, assim como, potenciar o acolhimento de infraestruturas que possam potenciar a instalação de outras atividades económicas”.

A reparação dos molhes norte e sul, cujas estruturas se encontram deterioradas e em acelerado processo de degradação, colocando em causa a livre entrada e saída de embarcações na área portuária e agravando os riscos de segurança para pessoas e bens; a dragagem do Porto e da entrada da barra portuária, onde o processo de assoreamento tem vindo a dificultar o fim do mesmo; a reparação dos cais e áreas de passagem de tripulantes de embarcações, que atualmente, apresentam deficiências para funções para as quais foram projetadas; e a organização do espaço físico terrestre do Porto da Nazaré em que se possam gerar possibilidades de implementação empresarial: de cariz marítimo (junto à área de armazéns); e de cariz turístico (junto à envolvente da atual Marina de Recreio), têm sido, frequentemente, as intervenções solicitadas pela Câmara da Nazaré à tutela do Porto.

Porto de Abrigo nasceu há 30 anos

A luta pela construção do Porto durou décadas. Vários projetos e estudos foram feitos, ao longo de anos, mas a construção do porto de abrigo só foi iniciada em dezembro de 1979, já durante o mandato do II Governo Constitucional, resultando de uma promessa eleitoral de Mário Soares. O projeto, assinado por Reis de Carvalho, foi financiado com capital da cooperação financeira entre a Alemanha e Portugal. A construção só seria efetivamente concluída no ano de 1983.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter