Q

Previsão do tempo

19° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 21° C
19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 21° C

Obras de reparação do Molhe Norte do Porto de Pesca concluídas em julho

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As obras de reparação do molhe norte do Porto de Pesca da Nazaré devem estar concluídas a 27 de julho. A data foi indicada pelos técnicos da obra ao Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, que visitou os estaleiros e a intervenção em curso, recentemente.

O vice-presidente da Câmara, Manuel Sequeira, que acompanhou a comitiva, mostrou-se “bastante satisfeito” com a visita do governante, bem como com os prazos estimados para a conclusão desta intervenção.

O Secretário de Estado deslocou-se à Nazaré para acompanhar a evolução dos trabalhos e verificar se os prazos inicialmente adiantados para esta intervenção estavam a ser cumpridos.

O investimento, na ordem dos 1,2 milhões de euros, no molhe norte do Porto de Abrigo incidem na reconstrução de toda a zona destruída pelo temporal de 2013, incluindo a cabeça de rotação e a sua proteção, que será efetuada com um material mais resistente, os tetrápodes.

A obra teve início do ano passado, mas foi interrompida durante o Inverno. Segundo os técnicos da obra, logo que se conclua esta intervenção terá início a empreitada do molhe sul, avaliada em cerca de 500 mil euros, e que contemplará a reparação e reperfilamento do talude interior do quebra-mar, e o reforço, na mesma zona, do talude exterior, e do seu pé, com tetrápodes.

A requalificação e a atração de investidores para o Porto de Pesca da Nazaré são prioritárias para a gestão da Câmara.

O Presidente da Câmara, Walter Chicharro, que desde o início do mandato já reuniu com diversas entidades, entre as quais o Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, e com Miguel Sequeira, da Direção-Geral de Recursos Naturais, sobre a pesca e o Porto, considera que este equipamento é o de maior relevância do concelho, e como tal “deve ver a sua importância reforçada na componente de apoio à atividade piscatória, assim como, potenciar o acolhimento de infraestruturas que possam potenciar a instalação de outras atividades económicas”.

A reparação dos molhes norte e sul, cujas estruturas se encontram deterioradas e em acelerado processo de degradação, colocando em causa a livre entrada e saída de embarcações na área portuária e agravando os riscos de segurança para pessoas e bens; a dragagem do Porto e da entrada da barra portuária, onde o processo de assoreamento tem vindo a dificultar o fim do mesmo; a reparação dos cais e áreas de passagem de tripulantes de embarcações, que atualmente, apresentam deficiências para funções para as quais foram projetadas; e a organização do espaço físico terrestre do Porto da Nazaré em que se possam gerar possibilidades de implementação empresarial: de cariz marítimo (junto à área de armazéns); e de cariz turístico (junto à envolvente da atual Marina de Recreio), têm sido, frequentemente, as intervenções solicitadas pela Câmara da Nazaré à tutela do Porto.

Porto de Abrigo nasceu há 30 anos

A luta pela construção do Porto durou décadas. Vários projetos e estudos foram feitos, ao longo de anos, mas a construção do porto de abrigo só foi iniciada em dezembro de 1979, já durante o mandato do II Governo Constitucional, resultando de uma promessa eleitoral de Mário Soares. O projeto, assinado por Reis de Carvalho, foi financiado com capital da cooperação financeira entre a Alemanha e Portugal. A construção só seria efetivamente concluída no ano de 1983.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

Fábio Porchat vai atuar no CCC

O comediante brasileiro Fábio Porchat vai atuar, a 6 de outubro, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no âmbito da sua digressão por Portugal.

pochat

Primeiras colheitas de Maçã de Alcobaça indicam quebra de 30%

As primeiras colheitas de Maçã de Alcobaça indicam menos 30% de produção do que num ano normal – algo que o presidente da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, associa às alterações climáticas. Goradas as expectativas de recuperação das quantidades perdidas...

macas