A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e a Câmara da Nazaré assinaram o Protocolo para a construção do novo Centro de Saúde, que irá nascer em Caixins, no terreno onde se localizam as atuais instalações, um pré-fabricado, inaugurado no início da década de 80.
A Unidade de Saúde a construir visa a instalação da Unidade de Cuidados de Saúde Primários da Nazaré (UCSP Nazaré), da USF Global e USF Nazareth.
“O ato de hoje traduz-se numa grande satisfação para mim”, declarou Walter Chicharro, Presidente da Câmara, que reconheceu o “contributo de inúmeros autarcas, ao longo de anos, para a execução desta obra”, frisando, que foi “a atual gestão autárquica que conseguiu concretizar o passo que faltava, a assinatura do Protocolo com a tutela, a garantia da execução da empreitada”.
De acordo com o protocolo, o Município será o dono da obra, cabendo-lhe o realocação das unidades de saúde a substituir, de modo a garantir a continuidade da prestação dos serviços de saúde à população abrangida. À ARSLVT caberá o financiamento da empreitada no valor necessário à sua realização, o que ficará definido no Contrato-Programa.
Sobre prazos para o início da empreitada, o autarca indicou que, agora, há que aguardar pelo visto prévio do Tribunal de Contas; a que se seguirá a aprovação do Contrato-Programa, numa próxima reunião de Câmara, e, por último, o lançamento do Concurso Público para a construção da nova Unidade de Saúde.
A assinatura do protocolo é o culminar de vários contactos desenvolvidos pela gestão autárquica sobre os equipamentos de saúde do concelho, desde meados de novembro de 2013; e resulta do compromisso da Câmara em ceder à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, gratuitamente, em regime de direito de superfície, o prédio, de que é proprietária, para a construção e instalação de uma unidade de saúde, que vem ao encontro da necessidade de melhoramento das condições de prestação de cuidados de saúde à população.
0 Comentários