Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
13° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 19° C
12° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 19° C

CDU contesta extinção de postos de trabalho

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A CDU manifestou-se contra a perda de postos de trabalho e do horário das 35 horas semanais sem banco de horas, no Município de Alcobaça.

“Não podemos ignorar que foi com a legislação do governo PS, que o governo PSD-CDS agravou, que a Câmara perdeu 57 trabalhadores desde 2009”, refere a Coligação, sublinhando que, com esta medida, “menos 57 famílias que deixaram de ter receita via o seu trabalho útil e necessário no município”.

Segundo a CDU, os Serviços Municipalizados perderam 22 trabalhadores.

“Menos 79 (com as 57 da câmara) famílias que deixaram de ter receita.

Os outsourcing’s cresceram e não são solução para a CDU”, lê-se no comunicado.

No horário de trabalho, “o PSD-CDS prejudicou as famílias e os trabalhadores com a imposição das 40h na Função Pública”, refere a Coligação, recordando que “a Câmara de Alcobaça, o governo e os sindicatos da UGT assinaram um acordo implementando as 35h com a adaptabilidade e com o Banco de horas que faz perder todo o direito das horas extraordinárias”.

“O Município de Alcobaça aceitou, assim, perder a sua autonomia, consagrada na Constituição e entregou direitos dos trabalhadores”.

O Presidente da Câmara, Paulo Inácio, informou, em reunião de Câmara, realizada a 25 de maio, que não havia descontentamento por parte dos trabalhadores, mas a CDU diz que “não foi o que se viu no dia 12 de junho”, data em que o STAL e trabalhadores do município protestaram em frente ao edifício da Câmara contra este documento orientador de funcionalismo do trabalho.

A CDU garante que tudo fará para que seja revogado este texto que inclui a adaptabilidade e o banco de horas.

“Nós sabemos da deliberação do último Congresso da ANMP. Nós sabemos que é ilegal a assinatura do Secretário de Estado da Administração Pública, por violar a autonomia do Poder Local e o direito constitucional à livre negociação entre entidade empregadora e entidade representativa dos trabalhadores”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

CHITA com rota alargada em Março e gratuita através do novo Passe M

Em 2025, a "CHITA" entrará numa nova fase, com novas rotas alargadas além da cidade, às freguesias de Aljubarrota, Bárrio, Maiorga e Évora de Alcobaça. A sua gratuitidade será mantida através da sua integração no novo "Passe M", lançado pela Comunidade...

Chita

Empresários do Oeste reunidos no Museu do Vinho para planear o novo ano

Mais de 100 empresas de toda a região Oeste marcaram presença no Museu do Vinho (22 de janeiro), para a sessão "O que esperar de 2025: Uma análise económica e financeira da região Oeste". Promovida pela AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste, com o apoio da...

Airo

Abertos concursos públicos para requalificação do Mosteiro de Alcobaça

Em sede de reunião de câmara realizada, no passado 27 de janeiro, nos Paços do Concelho, foi aprovada por unanimidade a abertura de três concursos públicos destinados à requalificação do Mosteiro de Alcobaça. Ao todo, estas empreitadas representam um investimento...

alcobaca